Outubro, o mês do grafite em BH: 6 eventos de arte urbana para curtir na cidade

Outubro mal começou e já tem vários eventos de arte urbana programados para acontecer em Belo Horizonte. Seja responsável por embelezar a capital mineira ou por democratizar o acesso à arte, esses festivais ampliam e repensam as possibilidades do espaço urbano e a convivência na comunidade. Pensando nisso, o BHAZ separou algumas ações realizadas durante o mês para você conferir.

Clique para entrar no grupo de WhatsApp do Rolê BHAZ!

Eventos de arte urbana

Projeto Território Arte Urbana (TAU)

Apesar da 4ª edição do Projeto Território Arte Urbana (TAU) fazer a festa de encerramento neste sábado (5), as intervenções criadas pelos 11 artistas participantes do festival ficarão expostas para a visitação do público a partir da próxima segunda-feira (7).

Neste ano, o evento, que tem a missão de criar um museu a céu aberto, foi realizado na Vila Dias, no bairro Santa Tereza, região Leste de BH. Desde o dia 24, 11 artistas fizeram intervenções artísticas em diferentes fachadas de comércios da região, incluindo o muro da Estação Santa Efigênia do Metrô de BH, na rua Conselheiro Rocha. Os trabalhos, norteados pela temática “Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias”.

Na festa de encerramento, o TAU vai oferecer uma série de atividades gratuitas, incluindo visitas guiadas, sets de DJs, samba, intervenções circenses e projeções de fotos do Coletivo Errante. Além disso, cada artista vai falar sobre o trabalho realizado no festival e bater um papo com o público. Para saber mais informações, é só acessar o link da matéria completa.

4ª edição do Projeto Território Arte Urbana (TAU)
Local: Vila Dias – Santa Tereza, BH
Data: até 5 de outubro
Mostra aberta ao público7 de outubro a 17 de novembro
Acesso gratuito
https://territorioarteurbana.com.br/

Cura 2024

É difícil falar de arte urbana na capital sem mencionar o Circuito Urbano de Arte (CURA), considerado um dos mais importantes do cenário nacional. Em 2024, o festival chega na sua 8ª edição e acontece de 24 de outubro até 3 de novembro, na Praça Raul Soares, localizada na região Central de BH. O local faz parte do circuito do evento desde 2021.

Mais uma vez, o Cura convida a repensar o espaço urbano como um lugar de convivência coletiva e para todas as idades. Com curadoria 100% feminina – Flaviana Lasan, Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni – o evento deste ano traz uma ótima novidade: m line up inédito e exclusivo com mulheres!

O Cura, que agora também acontece em Manaus, desde a sua criação já fez 25 obras de arte em fachadas, empenas e no chão da capital mineira. Dentre elas, 18 estão na região Central de BH, e quatro na região da Lagoinha, formando a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.

Cura 2024
Local: Praça Raul Soares, BH
Data: de 24 de outubro a 3 de novembro
Acesso gratuito

JUNTA 2024

A feira de arte contemporânea JUNTA acontecerá no espaço da Funarte MG, entre 14 de outubro e 3 de novembro. O evento é uma forma de artistas independentes comercializar seus trabalhos de forma mais acessível ao público e, desde 2016, já foram feitas 11 edições, sempre de forma itinerante.

As obras produzidas pelos artistas residentes serão disponibilizadas para a comercialização da feira de arte JUNTA, realizadas em dois fins de semana: 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro. O evento já recebeu nomes conhecidos da cena, como o artista Paulo Nazareth e a artista plástica, dançarina e performer Luana Vitra (Prêmio Pipa 2023).

JUNTA 2024
Local: Funarte MG | Rua Januária, 68 – Centro, BH
Data da residência artística: 15 de outubro e 3 de novembro
Data da Feira de arte contemporânea JUNTA:  26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro
Acesso gratuito
@junta.art

JUNTA contará com residência artística selecionando um artista mineiro e um artista de outro estado do país (Cadu Passos/Divulgação)
JUNTA contará com residência artística selecionando um artista mineiro e um artista de outro estado do país (Cadu Passos/Divulgação)

Circuito de Tapumes

O Circuito Tapume chega em BH para transformar o cenário artístico da cidade, por meio da mostra de lambe-lambes, uma das linguagens mais originais da arte urbana. Com foco na descentralização e na democratização do acesso à cultura, o projeto traz 10 artistas locais, sendo nove mulheres, que irão apresentar suas criações em dois circuitos: Baixo Centro e Transborda.

O primeiro acontece de 11 de outubro a 9 de novembro, enquanto o segundo será de 12 de novembro a 8 de dezembro. As obras serão espalhadas em diferentes pontos da cidade, reforçando a potência do lambe-lambe como um suporte expressivo e acessível para todos. Detalhes da programação podem ser conferidos neste link.

Circuito Tapume
Data: de 11 de outubro a 9 de novembro | 12 de novembro a 8 de dezembro
@circuitotapume

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Circuito Tapume (@circuitotapume)

Nuh – Feira Gráfica

Nos dias 12 e 13 de outubro, será realizada mais uma edição do ‘NUH! – Feira Gráfica’, que reúne expositores, feira gráfica, bate-papos, set de DJs, oficinas, mesão de desenho, pintura e muito mais. O evento acontece na Funarte MG, das 11h às 20h.

Ao todo, 135 expositores participam da feira gráfica, nas mais diversas linguagens artísticas e de 14 estados brasileiros, Distrito Federal e Equador. Toda a programação pode ser conferida no perfil oficial do evento no Instagram.

NUH! – Feira Gráfica
Local: Funarte MG | Rua Januária, 68 – Centro, BH
Data: 12 e 13 de outubro
Horário: das 11h às 20h, sábado e domingo
Acesso gratuito
@festivalnuh

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NUH! Festival de Arte Gráfica (@festivalnuh)

Oficina Feminina de Rap

A Oficina Feminina de Rap está com inscrições abertas para a sua edição de 2024. O evento, que promove a inclusão e o empoderamento feminino na cultura Hip Hop desde 2015, oferece formações gratuitas para mulheres da capital mineira e Região Metropolitana de BH.

Entre as ações, estão atividades focadas nos elementos da cultura, como danças urbanas, grafite, DJ, poesia e moda urbana. As oficinas acontecem entre os dias 23 a 25 de outubro na Serra, e têm o objetivo de fortalecer a presença feminina na produção cultural e democratizar o acesso à cultura Hip Hop.

No dia 24, a instrutora Carol Jaued vai oferecer uma atividade voltada para o grafite e suas técnicas. As inscrições podem ser feitas no formulário online e podem participar mulheres a partir dos 14 anos ou menores acompanhadas dos responsáveis

Oficina Feminina de Rap
Datas: 23 a 25 de outubro
Acesso gratuito
@oficinafemininaderap

(Divulgação/Aline Guimarães)

Bônus

Mapa

Entre os dias 9 e 13 de outubro, Itabira, cidade localizada na Região Metropolitana de BH, recebe a 2ª edição da Mostra de Arte Pública. Neste ano, o evento terá como temática “Sou do Muro, sou Minas Gerais”, e traz exposições de obras de arte urbana com instalações artísticas, oficinas de artes visuais contemporâneas, pinturas em empenas e muros, além de festa de encerramento com shows de Mundo Livre SA e Augusta Barna.

O festival se inspira na canção “Para Lennon e McCartney”, eternizada na voz de Milton Nascimento e, numa provocação lúdica a partir do verso “Sou o mundo, sou Minas Gerais”, o MAPA apresenta o tema “Sou do Muro, Sou Minas Gerais”. A programação completa está no site do projeto.

MAPA – Mostra de Arte Pública
Local: Diferentes pontos de Itabira
Data: de 9 a 13 de outubro
Acesso gratuito
mapafestival.com.br

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MAPA ITABIRA (@mapa.festival)

Arte nas Águas de Minas

O projeto “Arte nas Águas de Minas” transformará, entre outubro deste ano e março de 2025, os reservatórios da Copasa em galerias de arte. Ao todo, serão feitas 18 produções artísticas na Grande BH e cidades do interior mineiro, incluindo Divinópolis, no Oeste de Minas Gerais.

Além de Divinópolis, os municípios de Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabrício participam do projeto. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacionais.

Os artistas serão previamente selecionados pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, que serão escolhidos por editais públicos divulgados ao longo do percurso. Atualmente, o edital está aberto para artistas residentes de Divinópolis e região. Mais informações podem ser conferidas no site do projeto.

Projeto 'Arte nas Águas de Minas' abre edital pra intervenção artística em reservatório de Divinópolis
(Aline Ruas/Divulgação)

O post Outubro, o mês do grafite em BH: 6 eventos de arte urbana para curtir na cidade apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.