Chuva intensa preocupa cidades do Alto Vale e todas comportas da Barragem de Taió são fechadas

A previsão do tempo para os próximos dias não traz boas lembranças para os moradores do Vale e Alto Vale do Itajaí. Há exatamente um ano, cidades como Taió e Rio do Sul registravam uma das piores enchentes de suas histórias.

Barragem de Taió está com todas as comportas fechadas

Barragem Oeste fica localizada em Taió – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Chuva preocupa cidades do Alto Vale e comportas da barragem de Taió são fechadas

Conforme a Defesa Civil, a instabilidade no tempo ganha força em todo o estado catarinense, nos próximos dias. São esperadas chuvas persistentes em todas as regiões, devido à atuação de uma baixa pressão no Paraguai, combinada a intensificação da circulação marítima.

O tempo instável se estende até a sexta-feira (11), acumulando valores expressivos no período. Para todo o Vale do Itajaí, o acumulado pode somar valores entre 150 e 200 mm.

O cenário, conforme a defesa civil, é de risco muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Por conta disso, a Barragem de Taió teve todas as comportas fechadas.

Até o momento, o nível do rio Itajái-Açu está normal, com 1,20 metros. Neste mesmo dia, há um ano, o rio registrava mais de 12 metros.

Um ano do começo das enchentes no Alto Vale do Itajaí

A cidade de Taió e Rio do Sul foram as mais afetadas pelas enchentes em 2023. A Defesa Civil de ambas as cidades, na época, decretaram estado de calamidade pública.

O pior momento enfrentado, pela cidade de Taió, foi durante a madrugada do dia 9 de outubro, quando o rio da cidade chegou ao marco histórico de 12,40 metros. Mais de 50 pessoas ficaram ilhadas, sendo socorridas pelas equipes dos bombeiros.

Enchente em Taió, em 2023, após forte chuva

Prefeitura de Taió amanheceu assim em 9 de outubro de 2023 – Foto: Krisia Heidrich Ferreira/Arquivo Pessoal/ND

Em Rio do Sul, o pico do rio Itajaí-Açu atingiu 13,04 metros, em um sábado, 18 de outubro. A enchente foi considerada a segunda maior da história da capital do Alto Vale do Itajaí, ficando para trás apenas para a cheia registrada em 1983, quando o rio que corta a cidade alcançou a marca de 13,58 metros.

Enchente em Rio do Sul, em 2023

Rio do Sul ficou embaixo d’água – Foto: Alto Vale Digital Mídia/Reprodução/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.