Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma briga generalizada na tarde desta quarta-feira (26), na UPA São Benedito, em Santa Luzia, na Grande BH.
As imagens gravadas por populares registraram um policial dando um golpe de mata-leão em um homem. Os dois estão no chão. Um outro militar aparece nas cenas em pé e gritando com quem estava na recepção da unidade de saúde.
A UPA estava cheia. Havia muitos idosos e crianças. O tumulto assustou até mesmo os profissionais de saúde. Os vídeos também mostram Raiane Moreira, de 28 anos, caída no chão perto de uma muleta.
Em conversa com o BHAZ, ela conta que foi à unidade de saúde depois de torcer o tornozelo e presenciou toda a ação. “Cheguei la pouco mais de uma da tarde. Estava sentindo muita dor. Meu filho de 9 anos me acompanhou. Na recepção já tinha dois policiais acompanhando uma paciente que estava um pouco alterada.”
Ela conta que logo em seguida chegou um outro paciente idoso desmaiado com o acompanhante dele. “O acompanhante chegou gritando por socorro porque o idoso estava desmaiado. Na mesma hora, um dos policias gritou com ele ‘abaixa sua bola aí porque já será atendido´. O acompanhante ainda insistiu que precisava atender o idoso com urgência porque ele é diabético e a glicemia estava baixa”.
Segundo a mulher, foi neste momento que a confusão começou. “O policial estava muito alterado e agressivo. Ele empurrou esse acompanhante pra fora da UPA. Foi aí que as outras pessoas vendo a situação não concordaram e saíram em defesa do homem”.
Raiane disse que foi uma briga generalizada. Os policias agrediram outras pessoas que estavam na recepção com cacetete e spray de pimenta. “Na hora do spary de pimenta em cai e desmaiei. Uma enfermeira me levou pra ser atendida em um outra sala. As pessoas começaram a gritar muito e saíram correndo. Um outro homem teve levou uma cacetada na cabeça e ficou ferido”.
Ainda segundo Raiane, até mesmo os próprios profissionais da unidade saíram correndo depois de inalarem o spray de pimenta. Com a confusão, rapidamente outros militares foram até o local. “Chegaram mais de 5 viaturas. Tinha muitos policiais. Um homem foi conduzida pelos policiais”.
Ainda muito assustada, a mulher disse que ela e outras pessoas vão fazer Boletim de Ocorrência. Ela lamenta o ocorrido. “Foi muito triste e assustador. Eu estava com meu filho de 9 anos que tem bronquite crônica. Passou pela minha cabeça que eu ia morrer. A gente vai até uma UPA pra receber atendimento de saúde e acontece isso”.
O BHAZ procurou a polícia militar e aguarda um pronunciamento.
Veja vídeo:
O post ‘Achei que ia morrer’: pacientes denunciam agressão da PM em UPA de Santa Luzia apareceu primeiro em BHAZ.