O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou neste domingo (12) que irá a Ipatinga, na região do Vale do Aço, para acompanhar de perto os esforços de resgate e recuperação da cidade, após o forte temporal que devastou a região e causou a morte de pelo menos seis pessoas, além de deixar outras quatro desaparecidas.
O governador afirmou que colocou o estado “totalmente à disposição” para ajudar o município. “Conversei com o prefeito Gustavo e coloquei o estado totalmente à disposição. No máximo até amanhã cedo estarei lá. No período de chuva, procure locais seguros e conte com a Defesa Civil”, disse o governador.
Até a tarde deste domingo, o Corpo de Bombeiros havia confirmado seis mortes em Ipatinga, com quatro pessoas ainda sendo procuradas após deslizamentos de terra. Além disso, em Santana do Paraíso, cidade vizinha, uma mulher também perdeu a vida devido ao forte temporal.
As chuvas torrenciais causaram alagamentos em várias ruas e bairros de Ipatinga, com carros sendo arrastados pelas águas e muitas casas sendo submersas. Quando as águas baixaram, o cenário de destruição foi devastador: lama tomou as ruas, e o asfalto foi arrancado em diversos pontos da cidade. As equipes de resgate continuam buscando por sobreviventes e realizando os primeiros atendimentos à população atingida.
Segundo a prefeitura, Ipatinga registrou 80 milímetros de chuva em uma hora.
Veja o rastro de destruição em Ipatinga:
Mobilização estadual
Em resposta ao desastre, o Governo de Minas Gerais mobilizou diversas forças de segurança e órgãos estaduais para auxiliar no resgate e no apoio à população afetada. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) estão atuando no local, prestando apoio e realizando operações de resgate.
Até o momento, três equipes de resposta da Defesa Civil estão em ação, além de uma equipe de apoio técnico e materiais de ajuda humanitária. A PMMG deslocou 40 militares e nove viaturas para a região, enquanto o Corpo de Bombeiros conta com 27 militares e sete viaturas para o atendimento.
Em uma nota oficial, o Governo de Minas expressou pesar e solidariedade às famílias das vítimas e reforçou que todas as forças do Estado estão empenhadas em prestar o auxílio necessário aos desabrigados e desalojados.
O governo estadual também destacou que está fazendo todos os esforços para ajudar as vítimas e fornecer o apoio necessário, incluindo o envio de ajuda humanitária e assistência médica. A situação segue sendo monitorada, e a população é orientada a procurar locais seguros durante o período de chuvas.
O post Zema anuncia viagem a Ipatinga após temporal destruir a cidade e causar mortes apareceu primeiro em BHAZ.