Brasileiro elege e confia na IA generativa para resolver problemas complexos

O Brasil superou a média mundial no uso de inteligência artificial (IA), segundo apontou uma nova pesquisa global do Google e da Ipsos. Em 2024, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global ficou em 48%. Além disso, 65% dos brasileiros afirmaram ver a IA como promissora, comparado a 57% no mundo.

O estudo “Our Life with AI: From Innovation to Application (Nossa vida com IA: da inovação à aplicação, em tradução livre)” entrevistou 21 mil pessoas em 21 países. Os brasileiros estão otimistas com relação ao impacto de IA no mercado de trabalho. Para 60% dos entrevistados, haverá aumento nos empregos, enquanto 49% da população mundial compartilha dessa mesma visão.

O porcentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

Olhando para o futuro, os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Já 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.

O estudo também apontou que os brasileiros demonstram grande entusiasmo pelas novas aplicações da IA, especialmente, aquelas que facilitam a vida cotidiana, como a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%).

No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%). E mais: três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados considera essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.

Quando questionados sobre o quanto o Brasil está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA, 54% dos entrevistados afirmaram acreditar que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%. A população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.

Em nota à imprensa, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, avaliou que “é inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo”. Coelho apontou que os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. E disse que o Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.