VÍDEO: Tchanzinho Zona Norte realiza ensaio aberto e revela tema do bloco para o Carnaval 2025 em BH

O clima de Carnaval tomou conta da Autêntica, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte, neste sábado (18). O espaço foi palco do primeiro ensaio aberto de 2025 do Tchanzinho Zona Norte. Neste ano, o bloco, que se destacou como um dos pioneiros na descentralização da folia em BH, terá como tema “Tchanzinho agora vAI”. A novidade foi revelada ao BHAZ, que esteve na casa de shows para acompanhar os preparativos do cortejo. O desfile oficial está programado para sair no dia 1º de março.

Clique aqui e participe da comunidade Rolê BHAZ no WhatsApp

Segundo Laila Heringer, produtora e fundadora do Tchanzinho Zona Norte, o tema deste ano faz uma brincadeira com uma das principais tendências da atualidade: a Inteligência Artificial — ou Artificial Intelligence (AI), em inglês. “O bloco sempre escolhe um lugar para ir. Já tivemos ‘Tchanzinho na Selva’, ‘Tchanzinho no Japão’, e agora fizemos uma analogia entre a abreviação ‘AI’ e a palavra ‘vai’. Nosso objetivo é problematizar e questionar, de forma descontraída, como essa tecnologia tem impactado nossas vidas”, explicou ao BHAZ.

Laila também destacou que o bloco busca ampliar o debate sobre os impactos positivos e negativos do recurso tecnológico no contexto social. “Hoje em dia, muita gente utiliza o ChatGPT para trabalhar, por exemplo. Será que esse é o caminho certo? Precisamos olhar para isso com mais atenção. Já estamos vendo profissionais sendo substituídos por máquinas, e isso é algo que merece reflexão. Então, queremos trazer essa questão para a folia de uma forma crítica e bem-humorada”, concluiu.

Embora a data já esteja definida, o Tchanzinho Zona Norte ainda não decidiu o local do cortejo. Conforme a organização, há duas possibilidades em avaliação: o evento pode ocorrer no Mineirão, na região da Pampulha, ou em alguma via sonorizada da cidade.

Repertório autoral

Para aquecer a folia, o Tchanzinho Zona Norte já tem programação marcada para o dia 15 de fevereiro, data que abre o calendário oficial do Carnaval em Belo Horizonte, quando fará um cortejo especial. A concentração será na avenida Sebastião de Brito, às 20h. Além disso, no dia 28 deste mês, o bloco subirá ao palco da Autêntica para uma apresentação ao lado de Beto Jamaica, vocalista do grupo É o Tchan.

Os detalhes de ambos os eventos ainda não foram divulgados, mas os interessados podem acompanhar as atualizações pelo perfil oficial do Tchanzinho no Instagram.

Outro ponto de destaque é que o bloco, nos últimos anos, tem investido na criação de um repertório autoral, buscando consolidar uma identidade e fortalecer a conexão com o público. A iniciativa, segundo o regente do bloco, Picolé, está alinhada com a proposta do Tchanzinho de não apenas descentralizar o Carnaval, mas também os recursos e políticas públicas ao longo do ano.

“Dentro de BH, há uma concentração de recursos e políticas voltadas à regional Centro-Sul. Então, a ideia das músicas autorais é criar, cada vez mais, uma identidade tanto do bloco quanto do Carnaval da capital mineira, que tem tido uma projeção nacional”, explicou ao BHAZ.

Uma das músicas, intitulada ‘Encontra na Rua’, foi composta pela cantora Tânia Canella, será lançada em fevereiro em todas as plataformas digitais. “Além de ser inédita, a canção teve produção do Junix do Baiana System. Além disso, o ritmo dela foi criada pelo e para o Tchanzinho, durante os nossos ensaios”

O post VÍDEO: Tchanzinho Zona Norte realiza ensaio aberto e revela tema do bloco para o Carnaval 2025 em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.