Quais carros elétricos menos desvalorizaram em 2024?

carros elétricos

A Tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, continua sendo a principal referência para precificação de veículos usados e seminovos no Brasil.

Em um mercado de carros elétricos que cresce rapidamente, a Tabela Fipe desempenha um papel crucial ao avaliar a desvalorização desses veículos ao longo do tempo.

Os dados mais recentes, divulgados nesta sexta-feira (24), revelaram os carros elétricos que menos desvalorizaram no Brasil em 2024. Entre os modelos analisados, o destaque foi o GWM Ora GT, que apresentou a menor taxa de desvalorização no período.

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O Mercado de Carros Elétricos no Brasil

A imagem mostra um carro elétrico branco sendo recarregado. Carros Elétricos
Imagem: Mikes-Photography por Pixabay

Crescimento e Desafios

O mercado de carros elétricos no Brasil segue em expansão, impulsionado por incentivos governamentais, maior preocupação com a sustentabilidade e avanços tecnológicos.

Apesar disso, desafios como a infraestrutura de recarga limitada e os altos custos iniciais ainda impactam a adesão em larga escala.

Por Que a Tabela Fipe é Importante para Carros Elétricos?

A Tabela Fipe é usada como base para negociações de compra e venda, avaliação de seguros e até financiamentos.

No caso dos carros elétricos, a desvalorização é um fator determinante para o interesse de consumidores e investidores, dada a constante evolução tecnológica que pode rapidamente tornar modelos obsoletos.

Metodologia do Levantamento

Para identificar os carros elétricos que menos desvalorizaram em 2024, a análise considerou:

  1. Preço inicial registrado em janeiro de 2024.
  2. Variação mensal ao longo do ano.
  3. Preço final registrado em dezembro de 2024.

A diferença percentual entre o preço inicial e final revelou quais modelos conseguiram manter melhor seu valor de mercado, destacando-se em um segmento ainda em consolidação no Brasil.

Os 7 Carros Elétricos que Menos Desvalorizaram em 2024

1. GWM Ora GT

  • Preço em janeiro: R$ 184.000
  • Preço em dezembro: R$ 163.086
  • Desvalorização: -11,36%

O GWM Ora GT liderou o ranking com a menor taxa de desvalorização. O modelo combina tecnologia avançada, design moderno e excelente custo-benefício, tornando-se um dos preferidos dos consumidores brasileiros em 2024.

2. GWM Ora Skin

  • Preço em janeiro: R$ 150.000
  • Preço em dezembro: R$ 129.052
  • Desvalorização: -13,96%

A versão de entrada do GWM Ora, o Skin, também se destacou, perdendo apenas 13,96% do valor inicial. Sua popularidade se deve ao preço mais acessível e à eficiência energética.

3. BYD Dolphin

  • Preço em janeiro: R$ 149.871
  • Preço em dezembro: R$ 127.507
  • Desvalorização: -14,92%

O BYD Dolphin é um dos principais modelos da marca chinesa no Brasil. Com boa autonomia e recursos tecnológicos, ele apresentou uma desvalorização moderada, ficando atrás do GWM Ora.

4. BYD Dolphin Plus

  • Preço em janeiro: R$ 179.800
  • Preço em dezembro: R$ 148.490
  • Desvalorização: -17,41%

A versão Plus do BYD Dolphin oferece mais tecnologia e conforto, mas sofreu uma desvalorização maior que a versão de entrada. Ainda assim, garantiu sua posição entre os modelos com melhor desempenho no mercado.

Modelos com Maior Desvalorização

Embora tenham garantido lugar na lista dos 7 melhores, alguns modelos apresentaram taxas de desvalorização mais altas, o que pode preocupar compradores.

5. Mini Cooper SE Exclusive

  • Preço em janeiro: R$ 251.200
  • Preço em dezembro: R$ 182.900
  • Desvalorização: -27,18%

O Mini Cooper SE Exclusive, apesar de seu apelo premium, perdeu mais de 27% de seu valor em 2024. Essa retração pode ser atribuída à forte concorrência e ao custo elevado de manutenção.

6. Peugeot E-208 GT

  • Preço em janeiro: R$ 231.606
  • Preço em dezembro: R$ 137.174
  • Desvalorização: -40,77%

O Peugeot E-208 GT sofreu uma queda significativa no preço, com quase R$ 100 mil de diferença entre o início e o final do ano. Apesar de ser um modelo divertido de dirigir, a falta de infraestrutura pode ter desvalorizado sua atratividade.

7. Renault Kwid E-Tech

  • Preço em janeiro: R$ 139.100
  • Preço em dezembro: R$ 80.606
  • Desvalorização: -42,05%

O Renault Kwid E-Tech foi o modelo com maior desvalorização da lista. Como um veículo elétrico de entrada, ele enfrenta desafios de competitividade, especialmente em relação à autonomia e recursos.

O Que a Tabela Fipe Revela Sobre o Mercado de Elétricos?

Preferência por Modelos Chineses

O domínio de marcas como GWM e BYD reflete a competitividade dos modelos chineses no mercado brasileiro. Esses veículos combinam preços acessíveis, tecnologias inovadoras e design atrativo.

Impacto da Tecnologia e Sustentabilidade

Carros elétricos com maior autonomia e tecnologia mais avançada tendem a manter melhor seu valor de mercado. Além disso, a crescente preocupação com a sustentabilidade impulsiona a demanda por veículos elétricos.

Considerações Finais

A análise da Tabela Fipe 2024 confirma que o mercado de carros elétricos no Brasil está em franca expansão, mas ainda apresenta desafios, como altas taxas de desvalorização em modelos específicos.

Enquanto o GWM Ora GT e o GWM Ora Skin mostraram excelente desempenho, veículos como o Renault Kwid E-Tech e o Peugeot E-208 GT evidenciam a necessidade de melhorias em custo-benefício e infraestrutura de suporte.

Para compradores, é essencial considerar não apenas o preço inicial, mas também a taxa de desvalorização, que pode impactar o valor de revenda e o custo total de propriedade.

O futuro dos carros elétricos no Brasil parece promissor, com investimentos em infraestrutura e políticas de incentivo que prometem transformar o setor nos próximos anos.

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