Disputa acirrada entre Fiat Mobi e Renault Kwid: quem leva a melhor em 2025?

O mercado de subcompactos no Brasil recebeu um novo vigor com o retorno do motor 1.0 Firefly ao Fiat Mobi, presente em todas as versões da linha 2025/2025. Com isso, a disputa entre o Mobi e o Renault Kwid se intensifica ainda mais.

Ambos compartilham semelhanças, como o motor de três cilindros e o câmbio manual, tornando a escolha entre eles um verdadeiro desafio para os consumidores.

A disputa entre os carros mais baratos do país se arrasta há longos anos, mas não deve terminar tão cedo, especialmente com as mudanças implementadas pelas montadoras.

Mobi versus Kwid

Para fazer uma escolha consciente, é preciso conhecer o que cada um deles tem de mais vantajoso e o que deixam a desejar em relação ao rival. Confira os principais pontos de análise antes de tomar uma decisão.

Fiat Mobi e Renault Kwid são os carros mais baratos do mercado nacional. (Foto: Reprodução)

Preço e comodidades

O Fiat Mobi, com preço inicial de R$ 76.990 na versão Like, se diferencia pelo conjunto de comodidades. Entre os itens incluídos estão direção elétrica, ar-condicionado manual e rodas de aço de 14 polegadas.

No entanto, quando o espaço interno é analisado, o Kwid leva vantagem com um entre-eixos de 2,42 metros, comparado aos 2,30 metros do Mobi.

Por outro lado, o Renault Kwid, a partir de R$ 76.090 na versão Zen, traz recursos adicionais de segurança, como 4 airbags e sistema start-stop. Esse é um diferencial significativo em relação ao concorrente italiano, especialmente para aqueles que priorizam a segurança.

Desempenho e consumo

Com o novo motor, o Mobi ficou mais potente que o rival. Veja o comparativo:

Modelo Potência (Etanol) Potência (Gasolina) Torque (Etanol) Torque (Gasolina)
Mobi Firefly 75 cv 71 cv 10,7 kgfm 10 kgfm
Kwid SCe 71 cv 68 cv 10 kgfm 9,4 kgfm

Eficiência de combustível

O Fiat Mobi tem consumo de 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina, além de fazer 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol. Ele ganha do concorrente com gasolina na cidade e com etanol na estrada, mas perde nos outros dois parâmetros.

O Renault Kwid roda até 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, ele faz 10,8 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.

Veredito: qual a melhor escolha?

No final das contas, tanto o Mobi quanto o Kwid apresentam características que podem atrair diferentes perfis de compradores.

Enquanto o Kwid se destaca pelos aspectos de segurança, o Mobi oferece uma melhor performance em potência. A decisão final pode depender do orçamento e das prioridades individuais dos consumidores.

Para aqueles que consideram o espaço interno, o Citroën C3 Live 1.0, ao preço de R$ 77.590, também surge como uma alternativa interessante no mercado de subcompactos.

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