Rampage Laramie Diesel 2.2 e sua tropa de 200 cavalos

Andamos em uma das opções intermediárias da picape da marca RAM, a Rampage Laramie Diesel, equipada com o novo motor 2.2 turbodiesel, que gera 200cv de potência e 45,9kgfm de torque; tração 4×4 sob demanda e câmbio automático de nove marchas. O conjunto proporciona uma performance bem mais esportiva que do motor diesel 2.0 anterior, com boas acelerações e retomadas de velocidade. E todo esse fôlego com um nível bem razoável de consumo. Com vários detalhes cromados e um acabamento interno de boa qualidade, o visual interno e externo da versão Laramie agrada a quem busca um estilo mais elegante de picape. Com tração 4×4, com reduzida, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, o modelo se sai bem fora do asfalto, mas sairia melhor se tivesse pneus mais apropriados. O preço é um pouco salgado, mas a lista de equipamentos de conforto, segurança e de condução semiautônoma é bem recheada.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-1.jpg
A grade dianteira cromada se destaca na Rampage Laramie Diesel 2.2 – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a grade cromada, com barras horizontais; os faróis de duplo refletor em LED com lentes escurecidas, os faróis de neblina também com luzes de LED e o para-choque na cor da carroceria, que reforçam o estilo elegante da picape.

Muitos cromados

O perfil também segue a tendência elegante da dianteira, com cromados nas capas de retrovisores, nas molduras dos vidros e nas maçanetas das portas; as coberturas dos para-lamas na cor da carroceria e rodas de liga de 18 polegadas com desenho mais sóbrio.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-3-1024x448.jpg
A Rampage Laramie Diesel 2.2 tem maçanetas das portas na cor da carroceria – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as linhas são mais simples e os destaques ficam por conta das lanternas com luzes totalmente em LED, da tampa da caçamba com abertura remota e dos cromados no nome RAM estampado e no para-choque, que dá um toque de elegância.

Espaço na Rampage Laramie Diesel

Se levarmos em conta as generosas dimensões externas (5,02m de comprimento, 1,88m de largura e 2,99m de entre-eixos), o espaço interno poderia ser melhor, principalmente para quem senta no banco traseiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-4.jpg
Tampa traseira da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem abertura remota – Foto: Eduardo Aquino

A Rampage Laramie Diesel 2.2 tem capacidade de carga de 1.015 quilos. A caçamba acomoda 980 litros, tem cobertura, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga e iluminação interna em LED. Falta proteção para o vidro traseiro.

Acabamento interno

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e passa a impressão de elegância, com revestimento em couro nas cores preta e marrom nos bancos, volante, console, painel e painéis de porta e detalhe em preto brilhante no console.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-11-1024x511.jpg
Volante da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem boa pega e é multifuncional – Foto: Eduardo Aquino

Os bancos acomodam com conforto os ocupantes da frente e os das laterais do banco traseiro. Tanto o banco do motorista como o do passageiro da frente tem ajustes elétricos de 12 vias (oito posições + quatro lombar).

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, além das diversas regulagens elétricas do banco, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-5-1024x498.jpg
A grade dianteira cromada se destaca na Rampage Laramie Diesel 2.2 – Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia, áudio, telefone e computador de bordo e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos, que é totalmente digital e tem tela (que pode ser personalizada pelo motorista) de 10,3 polegadas.

Multimídia da Rampage Laramie Diesel

Com estilo “flutuante” e posicionada bem no alto do painel, o sistema multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de bom tamanho (de 12,3 polegadas) e possibilita conexão sem fio com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Entre os itens de conforto da Rampage Laramie Diesel 2.2, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas de ar traseiras, carregador de celular por indução, controle automático de velocidade adaptativo e sistema de som premium da Harman Kardon.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-7-1024x506.jpg
O acabamento interno da Rampage Laramie Diesel 2.2 é de boa qualidade – Foto: Eduardo Aquino

Destaque para a lista de itens de condução semiautônoma, com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cego e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira.

Pacote de segurança

A lista de equipamentos de segurança inclui anda sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e comutação automática do farol alto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-12-1024x495.jpg
Multimídia da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem tela flutuante de 12,3 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Para ajudar a sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos uma picape de mais de 5 metros, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Fôlego da Rampage Laramie Diesel

Com tração integral, reduzida, bons ângulos de entrada e saída, boa altura do solo e protetor de cárter, a Rampage Laramie Diesel 2.2 tem boa desenvoltura fora do asfalto. Mas esse desempenho seria ainda melhor se os pneus fossem mais apropriados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-10-1024x494.jpg
Espaço no banco traseiro da Rampage Laramie Diesel 2.2 é um pouco limitado – Foto: Eduardo Aquino

O motor turbodiesel 2.2, de 200cv de potência, proporciona uma performance bem agradável, com boas acelerações (de 0 a 100km/h em apernas 9,9 segundos) e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagen bem seguras.

Consumo razoável

E todo esse bom fôlego não penaliza o consumo, que é bem razoável para uma picape deo porte da Rampage Laramie Diesel 2.2. Com apenas o motorista e ar ligado, o computador de bordo registrou médias de 10,2km/l na cidade e de 13,4km/l na estrada.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-6-1024x489.jpg
A caçamba da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem capacidade para 980 litros – Foto: Eduardo Aquino

Aproveitando bem toda o bom fôlego do motor (que tem torque de 45,9kgfm), o câmbio automático de nove marchas tem funcionamento suave e as trocas manuais (que podem ser feitas por “borboletas” junto ao volante) melhoram a performance.

Com suspensão traseira multilink, a Rampage Laramie Diesel 2.2 consegue um rodar parecido com o de um automóvel de passeio, sem o “pula-pula” das picapes, ao mesmo tempo que transmite segurança quando se abusa nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-9-1024x473.jpg
Debaixo do capô da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem um motor de 200cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 2.184cm³ de cilindrada, turbodiesel com injeção direta, que gera potência de 200cv a 3.500rpm e torque de 45,9kgfm a 1.500rpm

Transmissão – Tração 4×4 sob demanda e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo MacPherson; e traseira, independente, do tipo multibraço

Dimensões – Comprimento, 5,02m; largura, 2,04m; altura, 1,78m; e entre-eixos, 2,99m

Altura mínima do solo – 22,3cm

Ângulo de entrada – 25,2°

Ângulo de saída – 27,5°

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R18

Caçamba (volume) – 980 litros

Capacidade de carga – 1.015 quilos

Tanque – 60 litros

Tanque de Arla – 13,5 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.951 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Rampage-Laramie-Diesel-15-1024x481.jpg
As rodas de 18 polegadas da Rampage Laramie Diesel 2.2 tem desenho elegante – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Abertura remota da tampa traseira, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico de altura do farol, alças auxiliares de acesso ao veículo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, ambient Lights, central multimídia Uconnect com tela de 12,3 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ar-condicionado digital dual zone, badges cromados, banco elétrico do motorista de 12 vias, banco elétrico do passageiro de 12 vias (8 posições + 4 lombar), câmera de ré, capa do espelho retrovisor cromada, capota marítima, comutação automática do farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & GO, controles eletrônicos de tração e estabilidade, farol de neblina em LED com função Cornering, farol Full LED com projetor bi-função, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga, grade dianteira cromada, controle de descida, iluminação interna de caçamba em LED, lanternas em LED, maçanetas cromadas, moldura das janelas cromada, porta-óculos, protetor de cárter, quadro de instrumentos Full Digital de 10,3 polegadas, Ram Connect, carregador de celular por indução, revestimento das portas parcialmente em couro, revestimento do painel de instrumentos em couro, revestimento do volante em couro, revestimento dos bancos em couro, revestimento interno da caçamba, saídas de ar traseiras, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alerta de saída de faixa com assistente ativo e centralização, sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado, sistema de monitoramento de pontos cegos, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de som Premium de 10 alto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon, sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira, assistente de partida em rampa, tampa traseira amortecida, volante com regulagem de altura e profundidade, 06 portas USB, sendo 03 tipo C (carregamento rápido) e sete airbags [dianteiro, lateral dianteira, cortina (dianteiro e traseiro) e de joelho para motorista].

Preços – R$ 278.990,00. Com pintura perolizada (R$ 2.000,00), sobe para R$ 280.990,00.



O post Rampage Laramie Diesel 2.2 e sua tropa de 200 cavalos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.