Novo voo vindo dos EUA pousará em Fortaleza nesta sexta e deportados seguirão para Confins

O novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos terá um novo trajeto e pousará em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (7). A mudança faz parte das medidas que o Governo Federal vem adotando para assegurar a “dignidade” dos cidadãos.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O Brasil recebeu a primeira aeronave do Governo de Donald Trump no último dia 25 de janeiro, que pousou em Belo Horizonte. Passageiros denunciaram ter sido obrigados a usar algemas e correntes nas pernas. Alguns ainda citaram tratamento degradante, como falta de alimentação adequada e agressões.

Agora, no entanto, a aeronave partirá de Alexandria, no estado da Luisiana, e fará uma escala técnica em Porto Rico antes de pousar na capital cearense. A alteração tem o intuito de evitar que os deportados sobrevoem o território brasileiro algemados e acorrentados – prática usada pelos EUA para deportar imigrantes.

Além disso, haverá uma equipe no aeroporto para acolher os deportados e oferecer assistência. O atendimento será feito pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), ligado à Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, com suporte do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Em seguida, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os brasileiros para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Eles serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros. Em BH, também haverá um posto especial fornecerá acesso à internet, carregadores de celular e informações sobre serviços públicos.

Entenda

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite do dia 23 de janeiro, 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo no primeiro dia ocupando a Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.

O post Novo voo vindo dos EUA pousará em Fortaleza nesta sexta e deportados seguirão para Confins apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.