Carnaval de BH terá programação de madrugada com Zeca Camargo, shows eletrônicos e mais

Três das principais vias de Belo Horizonte serão tomadas, na madrugada, por uma programação cultural extensa, diversa e complementar aos tradicionais desfiles de blocos no Carnaval de 2025. Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) anunciou o lançamento do programa Via das Artes, que ocupará as avenidas Brasil, Amazonas e Andradas durante o período de folia com shows de eletrônica, saraus de poesia, projeções de videomapping, dentre outras atividades.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Todo mundo sabe que depois que acaba o Carnaval ninguém sabe pra onde vai. É um momento mais complexo”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Segundo ele, o projeto Via das Artes vem para preencher essa lacuna. Após os desfiles dos blocos, as avenidas Brasil e Andradas receberão, diariamente, programação que se estenderá até às 22h. Na avenida Amazonas a festa será ainda mais longa, seguirá madrugada adentro, sem horário de término revelado pela Secult.

“A única que vai virar [a madrugada], por uma questão de experiência, é a da Amazonas, porque poucas pessoas moram lá. Ela também tem uma questão acústica que protege [a vizinhança]”, explicou Leônidas. Ainda conforme o secretário, as agendas vão ocorrer simultaneamente nos três endereços. “Por exemplo, com DJs em todas elas”, disse. Zeca Camargo é a atração principal da Via das Artes. “[Ele] vai estar nas duas avenidas [Brasil e Andradas] e depois vai pra Amazonas pra puxar as pessoas”, completou Leônidas.

A programação ainda contempla outros formatos artísticos, como projeções de videomapping em edifícios e mostras de poesia. “A poesia é muito importante, porque a palavra tem uma função de transcendência, de reflexão. A poesia mineira e brasileira tem uma beleza muito grande”, apontou o secretário, sem especificar o projeto. De acordo com a Secult, uma nova coletiva de imprensa será realizada em breve para detalhar a programação do programa Via das Artes.

Segurança pública

O folião de BH já pode se preparar para não se assustar ao ouvir, repentinamente, um barulho alto de sirene policial no meio dos blocos de Carnaval neste ano. O sinal de alerta não virá das viaturas e, sim, do céu, por meio de drones que vão reforçar o patrulhamento da festa. Os equipamentos também serão equipados com um giroflex. A novidade foi anunciada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (6).

A major Layla Brunella, porta-voz da PM, explica que o alto-falante não terá apenas a sirene. “A Polícia Militar já utilizava a tecnologia dos drones, mas este ano nós temos um aporte desse drone poder enviar sinais sonoros, sirenes mesmo, como se fosse viatura policial. Na sequência, ele vai transmitir dicas de segurança. Então a nossa perspectiva é que isso amplie a preocupação do cidadão no sentido de adotar medidas de autoproteção”, detalha.

Dentre as mensagens previstas, está uma narração que diz: “Siga as dicas de segurança para este Carnaval. O uso excessivo de álcool pode aumentar o risco de acidentes e situações indesejadas”. Também haverá avisos sobre atenção com objetos pessoais, como doleiras.

Segundo a major Layla, os equipamentos serão usados nas vias de acesso e entradas dos blocos. O dispositivo também será equipado com câmeras de reconhecimento facial. “Nosso banco de dados está alimentado com pessoas com mandados de prisão em aberto, então a perspectiva é retirada dessas pessoas das ruas”, detalhou a militar.

O post Carnaval de BH terá programação de madrugada com Zeca Camargo, shows eletrônicos e mais apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.