Carnaval de BH: credenciais de ambulantes começam a ser entregues hoje

Ambulantes que fizeram o cadastro e tiveram as inscrições aprovadas pela Belotur devem retirar as credenciais para o Carnaval 2025 a partir desta terça-feira (11). Os crachás serão entregues no Expominas, localizado no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O atendimento aos profissionais que comercializarão bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de BH ocorrerá de 11 a 15 de fevereiro, das 8h às 17h. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur. 

“Neste novo local, os profissionais terão mais conforto, com atendimento em ambiente climatizado, sem exposição à rua. A infraestrutura do Expominas também conta com diversos banheiros estruturados do próprio espaço, garantindo comodidade para um número maior de usuários simultaneamente”, informou a Prefeitura de BH em comunicado publicado nesta sexta-feira (31). Antes, a entrega das credenciais estava prevista para acontecer Mercado da Lagoinha. 

No Expominas, a capacidade de atendimento será ampliada e até 2.800 credenciais poderão ser entregues por dia, com 40 profissionais realizando o atendimento.

Como retirar a credencial?

No ato da entrega da credencial, que será feita por ordem de chegada, o ambulante deverá apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro. Na ocasião, acontecerá um breve treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março – período oficial da folia na capital. “É necessário que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas, a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos; a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro; e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouros públicos”, completa o texto. 

A Ambev, patrocinadora oficial do Carnaval de Belo Horizonte este ano, irá disponibilizar kits com equipamentos para os ambulantes, além de oferecer treinamentos para os comerciantes. Após o credenciamento presencial, a companhia irá disponibilizar a pré-venda de produtos com preços diferenciados. 

Carnaval de BH 2025

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 conta com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo ficou com o edital de emissora oficial da folia.

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março.

Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de visitantes e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.

Para 2025, uma das grandes novidades é a adoção de práticas de sustentabilidade, com foco na descarbonização do Carnaval, alinhando-se aos princípios de ESG (ambiental, social e governança). Com o objetivo de promover um “Carnaval Baixo Carbono”, serão implementadas iniciativas para minimizar o impacto ambiental do evento. Entre elas estão o plantio de mudas em áreas estratégicas e o programa Recicla Belô, que oferece suporte aos catadores de resíduos, fortalecendo a economia circular e contribuindo para uma cidade mais limpa. A festa também contará com medidas sociais, como a criação de pontos de acolhimento para vítimas de assédio e a implantação de um protocolo de quebra de silêncio, visando proporcionar segurança e acolhimento para todos os foliões.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), será elaborado um inventário detalhado das emissões de carbono associadas ao evento. O documento servirá como base para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e compensação, incluindo o plantio de mudas e o envolvimento direto de todos os participantes e colaboradores do Carnaval.

Anota aí

Local da Retirada das Credenciais: Expominas
Endereço: Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira
Datas: de 11 a 15 de fevereiro de 2025 
Horário: das 8h às 17h

O post Carnaval de BH: credenciais de ambulantes começam a ser entregues hoje apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.