De queridinho para esquecido! Corolla cai nas vendas e Toyota busca estratégia para salvar o sedã

O mercado automotivo brasileiro tem observado uma transformação significativa nas preferências dos consumidores. Nos últimos anos, os SUVs ganharam popularidade, desbancando modelos tradicionais como o sedã Corolla.

Este movimento reflete uma tendência global em que veículos mais altos e espaçosos se destacam. O Toyota Corolla Cross, lançado em 2021, tem se consolidado como líder de vendas.

Em 2024, foram registradas mais de 47 mil unidades emplacadas. Esse número supera em 10 mil unidades as vendas do clássico sedã Corolla no mesmo período. Tal cenário destaca a mudança nas preferências dos consumidores.

Entre os motivos para essa preferência está a busca por mais conforto e inovação, características nas quais os SUVs se sobressaem.

A Toyota, atenta a essa dinâmica, observa a possibilidade de um declínio contínuo das vendas de sedãs, buscando soluções para manter sua relevância no mercado.

O futuro dos sedãs na Toyota

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Os números do Corolla sedã vêm diminuindo, evidenciando a transição nos interesses dos consumidores brasileiros. Em 2020, 41 mil unidades foram vendidas, porém, em 2024, o número caiu para 37 mil.

A mudança reflete a busca por modelos mais adaptáveis, como os SUVs, que proporcionam uma experiência de condução elevada.

A Toyota reconhece que o sedã agora atende a um público de nicho. No entanto, ainda há demanda entre frotistas e motoristas de aplicativos, que valorizam a confiabilidade e tradição do modelo. Para manter esse mercado, a montadora planeja uma adaptação de suas ofertas.

  • Estratégia para reverter o quadro

Para reverter a queda nas vendas do sedã, a Toyota prepara o lançamento de uma versão simplificada do Corolla GLi. Com preço estimado em R$ 129,8 mil, este modelo será mais acessível e visa atrair consumidores que buscam um veículo tradicional e econômico. Itens como bancos de couro e o sistema Toyota Safety Sense serão removidos para reduzir custos.

Os desafios no mercado brasileiro

No mercado brasileiro, SUVs como o Honda HR-V, Jeep Compass e Volkswagen T-Cross lideram as vendas. O Corolla Cross é altamente valorizado por unir confiabilidade e uma proposta moderna. Para competir, o sedã precisa oferecer um custo-benefício que justifique sua escolha.

O lançamento do Corolla GLi “basicão” é uma tentativa de renovar o interesse dos consumidores pelo sedã. A Toyota espera que essa estratégia contribua para recuperar parte do mercado perdido para os SUVs.

A montadora busca equilibrar tradição e inovação, proporcionando opções diversificadas que atendam às necessidades atuais dos consumidores brasileiros.

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