Com chave de ouro! Carnaval BH 2025 é aberto oficialmente; veja imagens

O Carnaval BH 2025 começou pra valer! A festa foi oficialmente aberta neste sábado (15) e vários blocos tomaram às ruas da Capital, em ensaios e cortejos que colocaram foliões para dançar, brincar e sorrir. O BHAZ esteve presente e em contato com vários blocos ao longo dia para você sentir toda a energia. Mas, o melhor? É que só tá começando. Até o dia 09 de março tem bloco na rua e os foliões podem enviar vídeos, fotos e informações dos blocos pro nosso WhatsApp (31 98340-6584). Quem sabe você não aparece no nosso portal e nas redes sociais do BHAZ?

Bloco Tchanzinho Zona Norte

Os primeiros dos mais de 500 cortejos do Carnaval de BH começaram neste sábado. Em diversos pontos da cidade, foliões se reuniram para foliar sob sol forte. Na avenida Sebastião de Brito, o bloco Tchanzinho Zona Norte fez o seu primeiro desfile, com bateria, sopro e passistas muito afinados.

Com o tema “Tchanzinho agora vAI”, o desfile-manifesto foi em tom acústico, resgatando as origens do bloco e trazendo a energia dos instrumentos de sopro e percussão para a folia. O bloco é conhecido por enaltecer o axé.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BHAZ (@portal_bhaz)

Bloco Andacunfé

Criado em 2019 como uma homenagem ao legado de Gilberto Gil, o Bloco Andacunfé agita as ruas do bairro Santa Tereza, neste primeiro dia do pré-Carnaval oficial, com o tema “O Tempo é Rei”, inspirado no álbum Raça Humana (1984), e também faz eco à última turnê do artista, que marcará sua despedida dos palcos.

O Andacunfé iniciou sua concentração na Pirite e logo arrastou uma multidão pelas ruas do bairro. Entre batuques e canções, o bloco convida a todos a celebrar a vida com reflexão, alegria e consciência. O repertório inclui grandes clássicos de Gilberto Gil, criando um cortejo onde o tempo não será visto como inimigo, mas como mestre.

https://twitter.com/portal_bhaz/status/1890791657370452385

Bloco Hahaha

O Bloco Hahaha, formado por artistas do Instituto que leva o mesmo nome, estreou seu cortejo de Carnaval neste sábado (15) com uma festa cheia de sorrisos e muita música boa. A concentração aconteceu na sede do Instituto, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte.

Com a participação de crianças, idosos e adultos, o cortejo percorreu pontos marcantes do bairro, como o Cine Santa Tereza e a Praça Duque de Caxias. Sob direção de Gladson Braga Pena, a festa trouxe um repertório animado, com um poderoso naipe de metais — incluindo saxofone, trompete, trombone e tuba —, além de uma bateria pulsante com tarol, bumbo, tamborim e xequerê.

https://twitter.com/portal_bhaz/status/1890804749743595830

Bloco Pata de Leão

O Bloco Pata de Leão desfilou em Belo Horizonte neste sábado (15), celebrando a ancestralidade e a força feminina do Maracatu de Baque Virado. O cortejo homenageou três grandes matriarcas dessa tradição: Dona Marivalda, da Nação Estrela Brilhante do Recife; Dona Janete, da Nação Leão Coroado; e Dona Olga, da Nação Estrela Brilhante do Igarassu.

O cortejo foi realizado na Praça do México, no bairro Concórdia, e levou às ruas a tradição do Maracatu de Baque Virado, destacando a importância das matriarcas homenageadas. Com tambores marcantes e um ritmo envolvente, o desfile busca unir celebração e respeito à história da manifestação cultural.

https://twitter.com/portal_bhaz/status/1890847985736601945

Bloco Tá Caindo Fulô

O bloco Tá Caindo Fulô também saiu neste sábado pelas ruas do bairro União. O bloco busca conscientiar sobre a preservação ambiental e o combate ao racismo e à intolerância religiosa, valorizando a negritude e as tradições de matriz africana.

https://twitter.com/portal_bhaz/status/1890848388217815156

Bloco CEFET com Banana

O CEFET com Banana também abriu com grande estilo a programação oficial do Carnaval de BH neste sábado (15). O bloco levou sua energia contagiante para a Avenida Brasil, 1145, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital mineira.

Com o tema “Na Rota da Folia”, o desfile celebrou o movimento, a descoberta e a coletividade, proporcionando uma experiência carnavalesca inclusiva e cultural. Inspirado na diversidade e riqueza de Minas Gerais, o bloco convidou os foliões a embarcarem em uma jornada onde “o caminho é tão valorizado quanto o destino”.

A festa reuniu não apenas os estudantes do CEFET, organizadores do bloco, mas também uma diversidade de foliões belo-horizontinos.

https://twitter.com/portal_bhaz/status/1890853088229015610

Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo

O Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo fez ensaio aberto neste sábado (15), no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital mineira. O evento contou ainda com a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH), Macaé Evaristo, que lançou a campanha de Carnaval 2025 “Pule, Brinque e Cuide — Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”.

A campanha pretende não apenas combater o trabalho infantil e a violência sexual, mas também promover a cultura do respeito e fortalecer os canais de denúncia e fiscalização durante o período festivo. A ação é uma medida proposta por vários movimentos que lutam pela causa dos direitos da criança e do adolescentes com o MDCH.

“Queremos levar esse alerta para todas as famílias e convidar os governos a construírem espaços protegidos para as crianças. A campanha envolve ações em rodoviárias e aeroportos, orientando os foliões a adotarem um olhar atento e cuidadoso”, destacou a ministra durante o evento.

Fundado pelo escritor e artista mineiro Marcelo Xavier, o bloco Todo mundo Cabe no Mundo é uma agremiação que defende a diversidade e a inclusão, composto por pessoas com deficiência. O bloco, que desfila desde 2016, fará seu cortejo neste Carnaval no dia 2 de março, sábado da folia. A concentração acontece às 9h, na rua Piauí, 628, no Santa Efigênia.

O post Com chave de ouro! Carnaval BH 2025 é aberto oficialmente; veja imagens apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.