SC lidera ranking de trechos críticos em estradas no Carnaval; veja os pontos mais perigosos

Um levantamento da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com base nos últimos oito carnavais identificou 22 trechos críticos nas estradas de Santa Catarina, com mais de 50% de chances de novos acidentes.

Dois trechos críticos da BR-101 têm 100% de chances de novos acidentes em SC

A BR-101 é a rodovia federal mais perigosa de Santa Catarina, com 14 dos 22 trechos críticos – Foto: Germano Rorato/ND

O estado lidera o ranking com o maior número de trechos críticos, superando Minas Gerais, com 16 locais. Ao todo, a PRF, identificou 91 pontos nas estradas brasileiras.

A rodovia mais perigosa é a BR-101, que apresenta chances de novos acidentes em Santa Catarina, Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia.

Dois pontos da BR-101 em Santa Catarina têm probabilidade de 100% de novas ocorrências graves durante o Carnaval 2025. Os trechos críticos se localizam do km 200 a 210 e do km 210 a 220, em São José, na Grande Florianópolis.

Veja onde ficam os trechos críticos das rodovias federais em Santa Catarina

BR-101 é a rodovia com mais trechos críticos no Brasil

Santa Catarina lidera o ranking com 22 trechos críticos em rodovias federais – Foto: Marco Santiago/ND

O ranking da PRF mostra os trechos críticos com maior probabilidade de novos acidentes no estado. A BR-101 aparece 14 vezes, a BR-470 quatro vezes e a BR-280 três vezes.

  1. BR-101, km 200 ao 210: 100%
  2. BR-101, km 210 ao 220: 100%
  3. BR-470, km 50 ao 60: 88%
  4. BR-101, km 140 ao 150: 88%
  5. BR-101, km 190 ao 200: 88%
  6. BR-470, km 60 ao 70: 88%
  7. BR-470, km 0 ao 10: 75%
  8. BR-101, km 110 ao 120: 75%
  9. BR-280, km 50 ao 60: 75%
  10. BR-101, km 120 ao 130: 75%
  11. BR-101, km 150 ao 160: 75%
  12. BR-101, km 310 ao 320: 75%
  13. BR-470, km 70 ao 80: 75%
  14. BR-280, km 120 ao 130: 75%
  15. BR-101, km 230 ao 240: 75%
  16. BR-101, km 130 ao 140: 63%
  17. BR-101, km 170 ao 180: 63%
  18. BR-101, km 220 ao 230: 63%
  19. BR-280, km 60 ao 70: 63%
  20. BR-101, km 100 ao 110: 63%
  21. BR-101, km 240 ao 250: 63%
  22. BR-101, km 250 ao 260: 50%

PRF reforça fiscalização de trechos críticos no Carnaval 2025

Viaturas da Polícia Rodoviária Federal

O efetivo da PRF será reforçado nos estados SC, MG, SP, PR, RJ, BA e PE – Foto: PRF/Divulgação/ND

A PRF lançou nesta quarta-feira (19) a Operação Rodovida – Carnaval 2025. O efetivo será reforçado de 24 de fevereiro a 6 de março devido à previsão de aumento no fluxo de veículos nas estradas.

Serão entre 2,7 mil e 3 mil policiais por dia trabalhando em horários críticos. Além disso, 16 estados cederam agentes para reforçar o efetivo nos sete estados com mais trechos críticos: Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que outra medida para prevenir acidentes nos trechos críticos durante o Carnaval é uma campanha publicitária, que vai alertar motoristas sobre o consumo de álcool.

“Nosso objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres sobre os perigos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de seus efeitos na segurança viária, para garantir que as viagens aconteçam de forma segura e tranquila. E a operação prevê também ações integradas com órgãos locais, além de campanhas educativas e uma fiscalização rigorosa, como sempre”, disse o ministro.

Como evitar acidentes em rodovias durante o feriado

Agente da PRF aplica teste do bafômetro em rodovia federal

O foco da operação da PRF é o combate à embriaguez ao volante – Foto: PRF/Reprodução/ND

A PRF dá algumas instruções básicas para dirigir com segurança em rodovias federais e evitar acidentes que podem ocasionar em mortes:

  • Planeje a viagem e faça a revisão do veículo para garantir a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios;
  • Verifique também a documentação do veículo e do condutor, bem como dos demais ocupantes do veículo, incluindo crianças e adolescentes;
  • Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização. Onde não existir sinalização ou se ela estiver prejudicada, mantenha velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior o risco e mais graves os acidentes;
  • Tanto o condutor quanto o passageiros devem utilizar o cinto de segurança. Se houver crianças menores de 7 anos e meio, elas devem utilizar equipamento obrigatório compatível – bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação;
  • Ultrapasse sempre pela esquerda e somente em locais permitidos, principalmente onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança;
  • Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo estiver ultrapassando ou tiver sinalizado a intenção de fazê-lo, dê a preferência e aguarde;
  • Sinalize toda a manobra com antecedência e redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar de que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura e, ao ser ultrapassado, não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente;
  • Caso chova durante a viagem, acione os limpadores de para-brisa, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue à frente. Evite estacionar no acostamento, caso tenha que parar, procure um local seguro afastado da pista de rolamento;
  • Mantenha sempre uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras – tipo de acidente que mais tem sido registrado no país – nos casos de freadas bruscas;
  • Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias federais e estaduais. Redobre a atenção e reduza a velocidade sempre que verificar a presença de pedestres nos acostamentos e às margens das rodovias.
  • Trafegue sempre com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade aos demais condutores e, principalmente, aos pedestres, além de melhorar a percepção de distância aproximada,
  • Se a viagem for de motocicleta, o piloto deve sempre usar o capacete e manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”;
  • Antes de mudar de faixa de rolamento, o motociclista deve usar os retrovisores.
  • Motociclista, não trafegue próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Sempre circule com o farol ligado, para facilitar a visualização da motocicleta pelos pedestres e pelos veículos que estão no sentido contrário;
  • Leve água, frutas e alimentos não perecíveis no veículo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista.

*com informações da Agência Brasil

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