Bebê de 5 meses é socorrido de helicóptero após ser picado por escorpião no ES


Recém-nascido foi levado de Montanha, no Norte do Espírito Santo até hospital de Colatina, no Noroeste do estado. Bebê de 5 meses é resgatado de helicóptero após ser picado por escorpião
Um bebê de cinco meses do sexo masculino foi socorrido de helicóptero após ser picado por um escorpião em Montanha, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (21).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), o helicóptero foi acionado e os militares levaram o bebê de Montanha para um hospital em Colatina, no Noroeste do estado.
O g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde do recém-nascido.
Bebê de 5 meses é resgatado de helicóptero após ser picado por escorpião em Montanha, no Espírito Santo
Divulgação/Notaer
Ocorrências de escorpião
O verão é período de alerta para o aparecimento de escorpiões. O clima úmido e quente da estação fazem aumentar a proliferação desses animais, que se tornam mais ativos em busca de alimento e abrigo. Por conta disso, aumenta também o número de ocorrências de picadas e acidentes.
Apenas em Linhares, no Norte do estado, foram registrados 150 atendimentos relacionados a picadas de escorpião no município de janeiro a dezembro de 2024, segundo a prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
Escorpiões são encontrados até em cadeirinha de bebê no ES; proliferação e casos de picadas aumentam no verão
Calorão é suficiente para fritar ovo no asfalto no ES? g1 fez o teste; veja vídeo
Já nos primeiros 15 dias de 2025, quatro pessoas já foram vítimas desses aracnídeos.
Aumento do número escorpiões encontrados dentro de casa preocupa moradores em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
TV Gazeta
Para os especialistas, as crianças estão entre as mais vulneráveis aos efeitos do veneno dos escorpiões. Segundo o médico infectologista, Fernando Aché, é fundamental agir rapidamente em caso de picadas.
“O paciente pode sentir dor local forte, sudorese, espasmos e, em casos graves, evoluir para insuficiência cardíaca e renal”, alertou.
As orientações incluem lavar a ferida com água e sabão, aplicar compressas mornas e levar o escorpião, vivo ou até mesmo uma fotografia, ao pronto-socorro, com o paciente. O médico, também descartou o uso de receitas caseiras.
“É abominável passar qualquer coisa na ferida, nada de receitas caseiras. Além disso, a pessoa não deve movimentar muito a área picada. Por exemplo, se for na mão, procurar não levantar a mão, porque isso faz com que o veneno circule mais fácil”, destacou o especialista.
O que fazer se for picado?
O Espírito Santo conta com 63 serviços de saúde com soro antiveneno em 60 municípios. Os municípios que não possuem serviço com soro antiveneno tem um serviço de saúde de referência onde o paciente será direcionado para recebê-lo quando necessário.
Os serviços de saúde com soro antiveneno disponibilizado pelo estado pode ser verificado no site.
Escorpião amarelo capturado
Cristine Rochol/PMPA / Divulgação
Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, o soroantiveneno pode ser encontrado no Hospital Infantil Francisco de Assis/HIFA e na Unidade de Pronto Atendimento Dr Antonio Jorge Abib Netto. Em Colatina, Noroeste do estado, no Hospital e Maternidade São José e no Hospital e Maternidade Silvio Avidos. Em Linhares, no Norte do estado, o soro pode ser encontrado no Hospital Geral de Linhares.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) orienta que a população faça contato com o Centro pelo telefone 0800-283-9904 (atendimento 24 horas), cujos profissionais estarão preparados para auxiliar na avaliação e na decisão da melhor conduta.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.