Moto ‘dedo-duro’ é a nova estratégia para ficar de olho em motoristas infratores

Nos últimos anos, os habitantes de São Paulo se acostumaram a ver os veículos “dedo-duro” da CET fiscalizando o trânsito e a Zona Azul.

Recentemente, esse trabalho ganhou uma nova abordagem com a introdução de motocicletas equipadas com tecnologias de vigilância.

Desde o mês passado, as motos circulam pela cidade capturando imagens das placas de sinalização e dos veículos estacionados.

Esses registros, que já se tornaram virais nas redes sociais, mostram a capacidade das motocicletas de operarem de maneira mais discreta que os carros convencionais da CET.

Como funcionam as fiscalizações dos ‘dedo-duros’?

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As motocicletas estão equipadas com câmeras conectadas a computadores, semelhantes aos sistemas dos carros. O objetivo é fiscalizar a Zona Azul, garantindo que os veículos estacionados estejam devidamente regularizados com o pagamento do tíquete de estacionamento digital.

As motos, com a combinação de cores padrão das viaturas da CET, amarelo e branco, não identificam claramente o operador. Muitas vezes, os condutores não usam uniformes formais, vestindo apenas um colete com a inscrição “Zona Azul Digital”.

  • Confirmação e objetivos

A Estapar, responsável pela gestão da Zona Azul, confirmou que atualmente utiliza duas motocicletas para testes. Elas desempenham funções semelhantes às dos veículos maiores, apoiando a missão de manter vagas disponíveis e melhorar os serviços prestados aos usuários.

  • Função atual e perspectivas futuras

Por enquanto, as motos servem para verificar a condição das sinalizações nas vagas de estacionamento, sem emissão de multas. A continuidade e expansão do uso dependerão dos resultados analisados em conjunto com a Prefeitura de São Paulo.

Avaliação e futuro da iniciativa

O projeto das motocicletas ainda está em fase experimental, sem prazo definido para a conclusão. A Estapar destaca que toda a implementação tem sido realizada com investimentos próprios, conforme estipulado no contrato vigente com a cidade.

Se os resultados forem positivos, essa abordagem pode se converter em uma estratégia permanente, ampliando as opções de fiscalização e eficiência no controle do estacionamento urbano em São Paulo.

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