Volkswagen aposta em veículos elétricos acessíveis, mas tiro pode ‘sair pela culatra’

A Volkswagen, gigante automotiva alemã, revelou recentemente planos ambiciosos para ampliar sua linha de veículos elétricos acessíveis na Europa.

Um dos destaques dessa estratégia é o modelo ID. Every1, previsto para 2027, que promete ser uma opção mais econômica para o consumidor, com um preço estimado de € 20.000 (R$ 126.386,80).

A empresa, que até então oferecia veículos elétricos a partir de € 30.000 (R$ 189.580,20), busca preencher uma lacuna no mercado de entrada.

Contudo, analistas levantam preocupações sobre o sucesso dessa empreitada, principalmente devido aos elevados custos de produção das baterias, que podem afetar a competitividade frente aos modelos chineses mais baratos.

Desafios na produção de baterias

A Volkswagen planeja também o lançamento do ID.2 em 2026, por € 25.000 (R$ 157.983,50), e do ID.1, sucessor do VW Up, para 2027, ao preço de € 20.000 (R$ 126.386,80).

Este modelo promete um interior ampliado, mas com autonomia limitada a 250 quilômetros. Contudo, o principal desafio está na produção das baterias.

Volkswagen ID. Every1 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Custos e materiais das baterias

De acordo com Florian Degen, do Instituto Fraunhofer FFB, 70% a 80% do custo das baterias deve-se a materiais como lítio e níquel.

O restante está relacionado ao processo de produção. A previsão é que a bateria de 40 kWh do ID.1 custe cerca de € 2.000 (R$ 12.638,68), excluindo componentes eletrônicos adicionais.

Estratégia de produção da Volkswagen

A Volkswagen investe em produção própria para reduzir custos de baterias. Em 2022, iniciou a construção da primeira fábrica de células de bateria em Salzgitter, Alemanha, com produção em série prevista para 2025.

Outra unidade está em construção em Sagunto, Valência, com previsão de operação para 2026.

Concorrência asiática

A concorrência com fabricantes asiáticos, que oferecem veículos como o Leapmotor T03 e o BYD Dolphin Mini por valores inferiores a € 19.000 (R$ 120.067,46), representa um desafio considerável.

Esses concorrentes reduzem custos com produção em larga escala, pressionando a Volkswagen a encontrar um equilíbrio entre custo e competitividade no mercado de elétricos acessíveis.

O post Volkswagen aposta em veículos elétricos acessíveis, mas tiro pode ‘sair pela culatra’ apareceu primeiro em News MOTOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.