BYD só deve ter produção nacional de fato no segundo semestre de 2026

Importador chinês deverá montar inicialmente em Camaçari (BA) dois modelos neste ano

Os planos da BYD eram de iniciar a montagem em CKD do Dolphin Mini e do Song Plus na fábrica de Camaçari (BA) entre o fim de 2024 e começo de 2025. No entanto, por conta das denúncias de trabalhadores em condições análogas a escravidão, o projeto acabou atrasando. 

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Com as questões resolvidas, a BYD iniciará a montagem local dos modelos em sua fábrica de Camaçari (BA) em regime SKD.

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Foto | BYD/Divulgação – Produção em SKD do BYD Dolphin Mini começará no segundo semestre de 2025

O que é o Semi-Knocked Down (SKD)?

A montagem em Semi-Knocked Down( SKD ), é quando um carro chega ao país de destino parcialmente desmontado. Como será o caso dos BYD Dolphin Mini e Song Plus, que tem algumas partes pré-montadas na fábrica de origem, como o chassi, o motor e a carroceria, enquanto outras são finalizadas na linha de montagem local. No Brasil, os carros montados em regime de SKD pagam 18% de imposto.

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Foto | BYD/Divulgação – Song Plus também será montado no Brasil nos regimes SKD e CKD

O que é Completely Knocked Down (CKD)?

Já os automóveis montados em Completely Knocked Down (CKD), o carro chega ao país totalmente desmontado, com cada componente separado. A montagem completa é realizada na fábrica local, envolvendo mais etapas de produção, incluindo soldagem da carroceria, pintura e instalação do motor e eletrônicos. Neste processo, os BYD Dolphin e Song Plus, o governo brasileiro cobra 16% de imposto. 

BYD montará no segundo semestre em SKD

A fábrica da BYD em Camaçari (BA) começará a montar os Dolphin Mini e Song Plus em SKD no segundo semestre deste ano. Já no regime CKD, a produção dos BYD na fábrica baiana só deve ocorrer no primeiro semestre. 

BYD só terá produção local no segundo semestre de 2026

Já a produção local da BYD com produção realizada com peças produzidas no Brasil só começará no segundo semestre de 2026. Nesta etapa, o Autos Segredos apurou que a marca nacionalizará a parte de chaparia de seus modelos, com estampagem e soldagem locais. 

Por isso, a produção local da BYD em Camaçari só deverá começar de fato, num prazo de 15 meses. 

Mas é claro, que a BYD já terá outras peças produzidas localmente, mas para se chegar mais rápido à nacionalização, o mais correto é iniciar com o monobloco e partes de aço produzidas no Brasil. 

Foto principal | Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

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