Com média de 50 ocorrências por dia, número de acidentes com motociclistas cresce em BH

Levantamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de dados de atendimentos feitos por agentes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), identificou um aumento de 12,6% no número de acidentes envolvendo motociclistas na capital. Segundo a PBH, em 2024, a cidade registrou mais de 15,1 mil ocorrências enquanto em 2025 foram cerca de 13,4 mil acidentes.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com a Prefeitura, em 2018, antes da explosão dos aplicativos de entrega e outros serviços que utilizam motocicletas, principalmente durante a pandemia, Belo Horizonte registrava cerca de 10 mil acidentes envolvendo motos. Levando em conta os últimos seis, o crescimento foi ainda maior: aumento de quase 50%. Para o Executivo, esse crescimento acentuado demonstra não apenas uma quantidade maior no número de motociclistas, mas também mais exposição ao risco devido ao comportamento no trânsito.

2025

Em apenas 28 dias em fevereiro houve 1.405 chamados para o SAMU, uma média diária de 50 novos acidentes com motos. Esse cenário, segundo a PBH, impacta diretamente na assistência à saúde da população de Belo Horizonte.

“As lesões mais comuns em ocorrências com motociclistas são as fraturas. Por isso, a necessidade de atendimento de forma ágil aos acidentados, por serem situações mais graves. Com isso, há um aumento tanto das internações ortopédicas de urgência como das internações ortopédicas eletivas, já que muitas vezes o caso não é solucionado com apenas uma cirurgia, sendo necessários vários procedimentos até a alta hospitalar”, explica o subsecretário de Atenção à Saúde, André Luiz de Menezes.

O post Com média de 50 ocorrências por dia, número de acidentes com motociclistas cresce em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.