Oficinas gratuitas valorizam patrimônio cultural de cidades paranaenses

A valorização de culturas de cidades paranaenses é tema de três oficinas a partir de abril. O projeto itinerante Patrimônio Vivo, em sua segunda edição, terá oficinas em Pinhais, São José dos Pinhais e Piraquara. A série de eventos gratuitos é aberta ao público, mediante inscrições no site da produtora Olaria Cultural.

O projeto é dividido em duas fases. A primeira etapa busca identificar manifestações culturais da região e criar exposições interativas a partir dos conteúdos. Na segunda etapa, as exposições de fotos e textos serão abertas ao público. O material final será doado aos órgãos culturais municipais. As datas de exposição serão confirmadas depois do fim das primeiras fases em cada cidade.

O Patrimônio Vivo busca as mais diferentes formas de manifestações populares. São representados música, artes plásticas, artesanato, dança, gastronomia, prédios históricos, recantos naturais, lendas e personagens locais, entre outros.

Datas

Cada cidade terá suas datas de pesquisa e elaboração de materiais. A primeira é São José dos Pinhais, de 17 de abril a 15 de maio. Depois, vem Piraquara, de 23 de abril a 16 de maio. Então, tem Pinhais, de 05 a 14 de maio. Qualquer pessoa pode se inscrever, a partir de 16 anos. Pela temática, as oficinas atraem especialmente educadores, estudantes universitários, agentes culturais, servidores da cultura e da educação e pessoas interessadas de modo geral em cultura local.

As oficinas totalizam 40 horas, com 32 horas presenciais e mais oito com atividades extra sala. São discutidos diferentes temas em cada encontro. O primeiro módulo, por exemplo, traz conceitos gerais, seguido pelo módulo 2 apresentando povos, festas e tradições do Paraná. Também aparecem discussões sobre linguagem fotográfica e de narrativas artísticas. O desenvolvimento do projeto de exposição acontece nos últimos encontros.

SERVIÇO – Projeto Patrimônio Vivo

São José dos Pinhais: de 17 de abril a 15 de maio

Piraquara: de 23 de abril a 16 de maio

Pinhais: de 05 a 14 de maio

Quanto: oficinas gratuitas

Inscrições: no site da Olaria Cultural.

O post Oficinas gratuitas valorizam patrimônio cultural de cidades paranaenses apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.