As manhas da campeã mundial de vendas Ford F-150

Com o título de picape mais vendida nos Estados Unidos e no resto do mundo, a Ford F-150 é vendida no Brasil apenas na versão que avaliamos, a Lariat. A picapona da marca do oval azul traz no DNA o “American Way of Life”, refletindo bem o gosto dos americanos por picapes grandes. O visual imponente acompanha as generosas dimensões, com destaque para os cromados espalhados pela frente, lateral e traseira (a versão Lariat tem dois tipos de acabamento externo, podendo ser cromado ou na cor preta); os faróis, lanternas e indicadores de direção totalmente em LED; o recorte nos vidros dianteiros, as rodas de 20 polegadas com desenho bem elegante e a tampa da caçamba, que pode ser aberta de duas maneiras. Debaixo do capô da grandalhona Ford F-150 está um motor com fôlego de esportivo (o V8 5.0 Coyote, que equipa também o Mustang), gerando 405 cavalos de potência e 56,7 quilos de torque e deixando a picape bastante ágil no trânsito urbano e segura nas ultrapassagens. E a bruta também vem recheada de muita tecnologia para o conforto, a segurança e a praticidade para os usuários, incluindo pacote bem completo de itens de assistência ao condutor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-1-1024x469.jpg
Frente da Ford F-150 é marcada por diversos cromados na grade e para-choque – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a abundância de cromados, presentes na moldura e nas barras que cruzam a grade e no para-choque; e para os faróis, indicadores de direção e luzes (incluindo as de neblina embutidas no para-choque) completamente em LED.

Cromados abundantes

De perfil, os cromados também continuam abundantes nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores e nas rodas de liga de 20 polegadas com estilo bem elegante. Também se destacam o estribo e a coluna central na cor preta.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-3-1024x480.jpg
Estribos laterais facilitam o acesso ao interior da picape Ford F-150 – Foto: Eduardo Aquino

A traseira da Ford F-150 é marcada também por um para-choque cromado, pela nova tampa traseira, que tem abertura e fechamento elétricos na vertical e na horizontal de forma manual; e pela saída lateral do escapamento (na opção Black, ele é duplo).

Acabamento da Ford F-150

O acabamento interno é de muito boa qualidade, com bancos, volante, console e painéis de porta forrados em couro na cor preta e com costuras aparentes; e detalhes imitando madeira no painel e imitando aço escovado no painel e console.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-4-1024x441.jpg
As luzes totalmente em LED das lanternas da Ford F-150 se destacam – Foto: Eduardo Aquino

Dentro da cabine da picapona, o espaço é muito generoso, acomodando com muito conforto cinco adultos de qualquer estatura e possibilitando até que uma pessoa se deite no espaço entre os bancos dianteiros e o banco traseiro.

Posição de dirigir

Encontrar uma boa posição de dirigir na Ford F-150 é muito fácil, pois o motorista conta com ajustes elétricos e três posições de memória do seu banco; e regulagens elétricas da coluna de direção em altura e profundidade e de altura dos pedais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-6-1024x468.jpg
No centro do painel da Ford F-150 está a tela de 12 polegadas do multimídia – Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é colorido e totalmente digital, tem 12 polegadas, possibilitando uma boa visualização de todas as informações e podendo ser configurado pelo motorista de várias formas. O volante tem boa pega e abriga diversas funções.

Multimídia da Ford F-150

Ao lado do quadro, está a tela da central multimídia do sistema SYNC 4, também de 12 polegadas (Android Auto e Apple Carplay, câmera 360°, serviços conectados, manual do proprietário incorporado, assistentes para condução off-road e manobra de implemento).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-12-1024x473.jpg
Uma da novidades da Ford F-150 é a abertura horizontal da tampa da caçamba – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de conforto da Ford F-150 é bem recheada, com destaque para ar de duas zonas, carregador de celular por indução, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, console central com mesa retrátil e sistema premium de áudio.

Oito airbags

Entre os itens de segurança, estão os oito airbags, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-7-1024x499.jpg
Com bancos em couro, o acabamento interno da Ford F-150 é de boa qualidade – Foto: Eduardo Aquino

Quando o assunto é transporte de carga e volume, na caçamba cabem 1.495 litros; a capacidade de carga é de 834 quilos e a de reboque é de 3.492 quilos. Existem diversos ganchos para fixar carga e há protetor de caçamba. Mas falta protetor do vidro traseiro.

Caçamba da Ford F-150

Uma das novidades da nova Ford F-150 é a tampa da caçamba, que traz mais praticidade para quem precisa agilizar a carga e descarga com abertura elétrica vertical e abertura parcial na horizontal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-15-1024x480.jpg
Quadro de instrumentos da Ford F-150 tem 12 polegadas e é configurável – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e em subidas e manobrar em espaços uma picape desse porte, o motorista conta com câmera 360°, câmera traseira com detecção de objetos e assistente de partida em rampa.

Fora do asfalto

Além da opção do sistema de tração 4×4 com reduzida, a gigante tem outras qualidades para trafegar com desenvoltura fora do asfalto, como boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. O estribo atrapalha um pouco o vão central, mas é necessário para ajudar no acesso à cabine.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-11-1024x499.jpg
Banco traseiro da picape Ford F-150 tem espaço de sobra para três adultos – Foto: Eduardo Aquino

O motorzão 5.0 V8 Coyote, de 405cv de potência e mais de 56 quilos de torque não faz tanto alarde como faz no esportivo Mustang, mas mostra todo o seu vigor quando o motorista precisa cutucar o pedal da direita. Dá muito prazer dirigir a Ford F-150.

Consumo da Ford F-150

Por outro lado, quando você começa a pisar muito, o consumo começa a te assustar. Na cidade, com ar ligado e duas pessoas, o computador de bordo não passou de 6,0km/l. Na mesma condição na estrada, mas pisando um pouco mais, as médias foram de 7,8km/l.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-8-1024x576.jpg
Ford F-150 tem capacidade de carga de 834 quilos e de reboque de 3.492 quilos – Foto: Eduardo Aquino

A boa relação e a boa calibragem da assistência elétrica da direção, deixam a Ford F-150 tão macia (nas manobras em lugares mais apertados) e segura (bom “peso” em velocidades mais elevadas) quanto estar ao volante de um carro de passeiro.

Também caminha nesse sentido o ajuste do conjunto de suspensão, que consegue reduzir um pouco o “pula-pula” característico das picapes quando trafegam vazias e segurar bem todo o peso da carroceria quando se abusa um pouco nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-13-1024x486.jpg
Debaixo do capô da Ford F-150 está o V8 5.0, de 405 cavalos de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V” (denominado Coyote), 4.973cm³ de cilindrada, injeção direta e indireta de gasolina, 32 válvulas, que gera 405cv de potência a 6.000rpm e 56,7kgfm de torque a 4.250rpm

Transmissão – Tração traseira, com opção de tração 4×4 e reduzida, e câmbio automático de 10 marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos; e traseira, do tipo eixo rígido, com molas semielípticas

Dimensões – Comprimento, 5,90m; largura, 2,43m; altura, 1,95m; e entre-eixos, 3,69m

Altura mínima do solo – 23,8cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 275/60 R20

Volume da caçamba – 1.495 litros

Capacidade de carga – 834 quilos

Capacidade da caçamba em reboque – 3.492 quilos

Tanque – 136 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.387 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-F150-Lariat-14-1024x505.jpg
Cromado na roda de 20 polegadas da Ford F-150 dá um toque de elegância – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, central multimídia SYNC 4 com tela de 12 polegadas (com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay, câmera 360º, serviços conectados, manual do proprietário incorporado, assistentes para condução off-road e manobra de implemento), sistema de áudio B&O de alta fidelidade, ar-condicionado digital de duas zonas, carregamento de celular por indução, sistema de manobra de trailer, banco do motorista com ajuste elétrico e três posições de memória, banco do passageiro com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, revestimento em couro, ajuste elétrico do volante em altura e profundidade, ajuste elétrico dos pedais, console central de 55 litros, com mesa retrátil; teto solar panorâmico, oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), controle automático de velocidade adaptativo com stop & go; assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos, assistentes de manobras evasivas e cruzamentos, tomada 12V, tomada 110V, 5 portas USB e monitoramento da pressão dos pneus.

Preço – R$ 545.000,00.



O post As manhas da campeã mundial de vendas Ford F-150 apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.