CNU dos professores: MEC lança guia prático e orientações para adesão ao concurso

Salário professor

O Ministério da Educação (MEC) deu um passo importante na organização do Concurso Nacional Unificado dos Professores (CNU) com o lançamento de um guia prático.

O documento foi criado para orientar os estados e municípios interessados em adotar a Prova Nacional Docente (PND), que será utilizada como base para o recrutamento de docentes em todo o Brasil. A adesão ao modelo é voluntária e deve ser formalizada até o dia 17 de abril de 2025.

Com o objetivo de melhorar a qualificação da educação básica no país, o CNU dos professores será uma ferramenta importante para garantir a qualidade do ensino e facilitar o ingresso de profissionais nas redes municipais e estaduais. Além disso, a PND será a porta de entrada para os concursos, tendo validade de três anos.

O que é o CNU dos professores e como funciona a PND?

Concurso Público
Imagem: Seu Crédito Digital

O Concurso Nacional Unificado dos Professores (CNU) é uma iniciativa do Governo Federal que busca unificar os processos seletivos para professores da educação básica em todo o Brasil.

Em 2025, a Prova Nacional Docente (PND) será o principal instrumento utilizado para recrutar professores para as redes de ensino municipais e estaduais.

A ideia por trás desse modelo é que as provas sejam padronizadas e reconhecidas nacionalmente, proporcionando uma seleção mais justa, transparente e eficiente. O MEC disponibilizou um guia prático para auxiliar os estados e municípios que desejam aderir ao CNU dos professores. O documento oferece orientações sobre como os editais devem ser estruturados, exemplos de cláusulas e informações sobre a aplicação da PND.

Como os estados e municípios devem aderir aos CNU dos professores?

Os estados, municípios e o Distrito Federal terão até 17 de abril de 2025 para manifestar o interesse em participar da Prova Nacional Docente (PND). Após a adesão, cada ente federativo será responsável por divulgar seu próprio edital de seleção, com informações detalhadas sobre como os concursos serão realizados.

A PND servirá como base para a seleção, mas cada localidade pode optar por adotar etapas adicionais no processo seletivo, como prova prática ou avaliação de títulos. Esses detalhes devem ser informados no edital específico de cada estado ou município, que também deverá indicar as áreas de atuação e os critérios para a contratação dos professores.

Estrutura da Prova Nacional Docente (PND)?

concurso professor
Reprodução: Seu Crédito Digital/Freepik

A PND será aplicada de acordo com a estrutura do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que desde 2024 passou a ser realizado anualmente para os cursos de licenciatura. A prova será dividida em duas partes principais:

Componente de Formação Geral

  • Objetivo: Avaliar a compreensão dos candidatos sobre temas essenciais à prática pedagógica.
  • Estrutura: 27 questões de múltipla escolha, com foco na legislação educacional e na realidade cultural do Brasil.

Componente Específico

  • Objetivo: Testar o conhecimento específico do candidato na área de licenciatura escolhida.
  • Estrutura: 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma questão discursiva.

A prova está projetada para ser aplicada a mais de 250 mil concluintes de licenciatura e outros professores que desejam se candidatar a vagas nos concursos de estados e municípios. A PND será uma oportunidade para os educadores se qualificarem para diferentes seleções no âmbito nacional.

Quando será o CNU dos Professores?

O MEC confirmou que a Prova Nacional Docente será realizada em outubro de 2025. Inicialmente, a aplicação da prova estava prevista para novembro, mas foi antecipada para outubro, conforme anunciado pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, durante o evento “Encontro Anual Educação Já 2025”.

Os resultados da prova serão divulgados até dezembro de 2025, e serão entregues aos estados e municípios para que possam dar continuidade aos seus processos seletivos.

Onde as provas serão aplicadas?

Concurso EsFCEx
Reprodução: Seu Crédito Digital/Freepik

A Prova Nacional Docente será aplicada em mais de 700 municípios de todo o Brasil. O objetivo é garantir que professores de diversas regiões do país possam participar do processo seletivo de forma acessível, sem grandes custos com deslocamento.

A PND será realizada para dez licenciaturas diferentes. Confira a lista das áreas que serão avaliadas:

  1. Artes Visuais
  2. Biologia
  3. Ciências Sociais
  4. Computação
  5. Educação Física
  6. Filosofia
  7. Física
  8. Geografia
  9. História
  10. Letras (Português)
  11. Letras (Português e Espanhol)
  12. Letras (Inglês)
  13. Matemática
  14. Pedagogia
  15. Química

Essas áreas refletem a diversidade de cursos de licenciatura e atenderão a demanda de professores de várias disciplinas da educação básica.

O que está previsto no cronograma do CNU dos Professores?

A seguir, apresentamos o cronograma oficial para o CNU dos professores em 2025:

  • Prazo para adesão dos estados e municípios: até 17 de abril de 2025
  • Início das inscrições para a PND: a partir de junho de 2025
  • Aplicação da Prova Nacional Docente: outubro de 2025
  • Divulgação dos resultados: até dezembro de 2025

Este cronograma pode ser alterado, e as atualizações serão publicadas pelo MEC e pelo Inep em seus respectivos sites oficiais.

Imagem: Grusho Anna / shutterstock.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.