Zema decreta luto de três dias em Minas Gerais pela morte de Fuad Noman

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou luto oficial de três dias pela morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. (Leia a nota na íntegra abaixo).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Em nota, o governo lamentou a morte de Fuad e disse que ele é considerado um dos nomes “mais importantes” da política mineira. “Fuad foi um líder que dedicou sua vida ao serviço público e à construção de uma sociedade mais desenvolvida”, diz a nota.

Fuad Noman morreu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei, onde ele estava internado desde 3 de janeiro, Noman morreu em decorrência das complicações de um Linfoma não-Hodgkin.

Zema lamenta morte do prefeito

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou, durante uma entrevista à Rede Globo, que ficou entristecido com a perda do prefeito. “Mais do que um grande homem público, me tornei amigo dele, tinha um apreço muito grande. Estive com ele, almocei diversas vezes com ele na prefeitura. Tinha grande apreço por Belo Horizonte, e foi um gestor competente, ético”, disse.

“Fica aqui o meu pesar aos familiares, em especial a dona Mônica, que eu tive o prazer em conhecer. É uma perda para Belo Horizonte e Minas Gerais.”, completou.

Zema ainda relembrou o trabalho do político durante a campanha eleitoral municipal em 2024. “Lamento muito porque foi uma morte prematura, ainda mais após a campanha eleitoral. Ele trabalhou tanto e merecia governar Belo Horizonte, como um prefeito eleito. Infelizmente não aconteceu”, finalizou.

ALMG decreta luto por três dias

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais também decretou luto oficial de três dias, a partir desta quarta-feira (26), pela morte de Fuad Noman. (Leia a nota na íntegra abaixo).

Em razão do luto institucional, as bandeiras de Minas Gerais e de Belo Horizonte serão hasteadas a meio-mastro, no Largo das Bandeiras, na sede do Parlamento. Ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades, no âmbito da Assembleia Legislativa, durante esses três dias.

Nota na íntegra Governo de Minas Gerais

“O Governo de Minas Gerais lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, nesta quarta-feira (26/3). Considerado um dos mais importantes nomes da política mineira, Fuad foi um líder que dedicou sua vida ao serviço público e à construção de uma sociedade mais desenvolvida.

Fuad Noman ocupou diversos cargos de destaque no governo estadual, como secretário de Estado da Fazenda, implementando políticas fiscais que impulsionaram a economia mineira; secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, responsável por importantes obras de infraestrutura; e presidente da Gasmig, expandindo a rede de gás natural em todo o estado. Sua visão estratégica foi fundamental para superar desafios e buscar soluções, deixando um legado de desenvolvimento e progresso para Minas Gerais.

Sua partida representa uma grande perda para Belo Horizonte e para Minas Gerais. Neste momento de luto, o Governo de Minas se solidariza com a família, amigos e todos os belo-horizontinos.

Em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à cidade e ao estado, o Governo do Estado vai decretar luto oficial de três dias.”

Nota na íntegra Assembleia Legislativa de Minas Gerais

“A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decreta luto institucional de três dias, a partir desta quarta-feira (26/03), em sinal de pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Jorge Noman Filho.

Natural de Belo Horizonte, Fuad foi um gestor público, economista e escritor. Foi prefeito da capital por dois mandatos, de 2022 até a presente data.

Foi, ainda, Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República, consultor do Fundo Monetário Internacional, Secretário de Estado de Fazenda e Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos, do Governo de Minas Gerais. Foi, ainda, Secretário Municipal de Fazenda.

“Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do amigo e prefeito Fuad Noman. Perdemos um político e administrador competente, que sempre atuou com ética e cuidado, pelo bem das pessoas. Que Deus dê força aos amigos e familiares neste momento difícil”, disse o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). 

Em razão do luto institucional, as bandeiras de Minas Gerais e de Belo Horizonte serão hasteadas a meio-mastro, no Largo das Bandeiras, na sede do Parlamento. Ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades, no âmbito da Assembleia Legislativa, durante esses três dias.”

O post Zema decreta luto de três dias em Minas Gerais pela morte de Fuad Noman apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.