Casal de brasileiros escapa de tragédia na Tailândia, onde arranha-céu caiu após terremoto: ‘Bizarro’


Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar na sexta-feira (28), sendo também sentido na Tailândia e na China. Antes de chegar à Ásia, o casal fez uma escala em Londres, onde passou pelo Aeroporto de Heathrow, que foi posteriormente atingido por um incêndio. Arranha-céu em construção desabou na Tailândia, onde casal de brasileiros estava
Reprodução e Arquivo Pessoal
Um casal de brasileiros escapou de duas tragédias durante uma viagem para a Tailândia, no Sudeste Asiático. Eles deixaram o país dias antes de um terremoto de magnitude 7,7 derrubar um arranha-céu. Além disso, eles passaram pelo aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, antes do local ser atingido por um incêndio há uma semana.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Filipe Gato e Hanan Gato partiram para Tailândia, em uma viagem com um casal de amigos, na segunda-feira (17). Antes de chegarem ao destino final, eles fizeram uma conexão em Londres, em Heathrow, e deixaram o aeroporto na madrugada de quarta-feira (19).
Dois dias depois, na sexta-feira (21), um incêndio atingiu uma subestação de energia que abastece o aeroporto, o mais movimentado da Europa. O incidente ocasionou o cancelamento de mais de mil voos, e o local só voltou a operar em sua capacidade máxima no sábado (22).
A visita à Tailândia durou até quinta-feira (27), quando os casais deixaram o país. Na madrugada de sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar também foi sentido na Tailândia, e em Bangkok, onde os casais estavam, causou a queda de um arranha-céu.
A queda do prédio em construção deixou ao menos dez mortos, e mais de 70 pessoas estavam desaparecidas. O governo de Mianmar, onde foi registrado o epicentro do fenômeno, declarou estado de emergência em seis regiões.
Filipe disse que o grupo só soube da notícia quando retornou a Londres, pois ficaram cerca de 12h no avião. “[Quando] a gente conectou o celular tinha uma pancada de gente mandando mensagem perguntando: “Como vocês estão?”
Casal de brasileiros passou por Bangkok, capital da Tailândia, antes de terremoto no sudeste asiático
Arquivo pessoal e Teera Noisakran/Sipa USA/Reuters
Ele revelou que, antes de viajar para a Tailândia, chegou a pesquisar quais tinham sido os últimos desastres naturais. As buscas foram focadas nas áreas das ilhas e motivadas pela lembrança do tsunami que atingiu o país em 2004.
Nas ilhas Pih Pih, onde estiveram, Filipe revelou que há uma grande preocupação com rotas de fuga e sinalizações para orientar o que se deve fazer nestes tipos de ocorrências. Em uma das rotas, segundo ele, permanece a estrutura de um resort que foi destruído à época.
Eles disseram, no entanto, que não imaginavam um terremoto na capital. “Quando a gente foi pra Bangkok, teoricamente, isso [preocupação] passou. Bangkok é uma outra pegada, uma outra cultura, uma cidade muito vertical, muito prédio alto”, disse.
Arranha-céu desaba na Tailândia após terremoto
Reprodução
Onde foi o terremoto e o que já se sabe sobre a destruição?
O tremor aconteceu na tarde de sexta-feira (28) no horário local — madrugada pelo horário de Brasília. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar.
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que há “danos significativos” na região central de Mianmar. A companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, cancelou os voos.
A Cruz Vermelha também relatou destruições. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”, disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.
Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto fosse sentido com mais intensidade.
Mapa localiza o epicentro do terremoto de magnitude 7,7 desta sexta-feira (28).
Arte/g1
O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, enviou um telegrama em nome do papa Francisco, que segue se recuperando de uma grave pneumonia que o deixou 5 meses no hospital, para as autoridades de Mianmar e da Tailândia:
“Profundamente entristecido pela perda de vidas e pela devastação generalizada causada pelo terremoto no Sudeste Asiático, especialmente em Mianmar e Tailândia, Sua Santidade o Papa Francisco oferece orações sinceras pelas almas dos falecidos e a garantia de sua proximidade espiritual a todos os afetados por esta tragédia. Sua Santidade também ora para que o pessoal de emergência seja sustentado em seu cuidado aos feridos e deslocados pelos dons divinos de fortaleza e perseverança”.
Cenas de destruição em Mianmar
Em Mianmar, a mídia estatal relata que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades. A cidade de Yangon teve registro de pessoas abandonando prédios correndo.
Mandalay, antiga capital real e centro do budismo do país, é um dos locais mais afetados pelo terremoto.
À agência de notícias Reuters, um morador que não quis ser identificado disse que a destruição se espalhou por toda a cidade. Segundo ele, estradas foram danificadas, linhas telefônicas interrompidas, não há eletricidade e um bairro, Sein Pan, está em chamas.
“Todos nós corremos para fora de casa enquanto tudo começou a tremer. Testemunhei um prédio de cinco andares desabando diante dos meus olhos. Todos na minha cidade estão na rua e ninguém ousa voltar para dentro dos prédios”, contou.
Ruínas de casa que desabou em Naypyitaw, Mianmar, após tremores.
Aung Shine Oo/AP Photo
Imagens mostram centenas de pessoas em pânico na pista do Aeroporto Internacional de Mandalay, em Mianmar, durante os fortes tremores que atingiram o país nesta sexta-feira (28). Dentro do terminal, passageiros correm para fora do saguão, que ficou destruído.
Mortos na Tailândia
Arranha-céu desaba na Tailandia após terremoto
Em Bangkok, capital da Tailândia, o terremoto fez diversos prédios tremerem e derrubou um arranha-céu em construção (veja vídeo abaixo). De acordo com o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai, três pessoas morreram no desabamento. Equipes de resgate trabalham para retirar outras 81 dos escombros.
Em outro edifício da capital tailandesa, a água de uma piscina no terraço caiu com a força do tremor e formou uma cachoeira diante do prédio (veja abaixo).
GIF: água de piscina cai de arranha-céu durante terremoto em Bangkok
g1
Segundo relatos de testemunhas ouvidas pela agência de notícias Associated Press, sirenes foram acionadas em toda a cidade, o que deixou moradores assustados e levou centenas para as ruas.
Prédios no Centro de Bangkok sentem tremores de terremoto de magnitude 7.7
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.