Pena de até 8 anos! Projeto de lei quer criminalizar ação de ‘flanelinhas’ no Brasil

O debate sobre a presença dos “flanelinhas” nas vias públicas brasileiras ganha um novo capítulo com a proposta do Projeto de Lei nº 239/25, apresentada pelo deputado General Pazuello (PL-RJ).

A intenção é classificar como extorsão as ações desses cuidadores informais de veículos quando os motoristas forem coagidos.

De acordo com o texto, os flanelinhas que utilizarem ameaças ou agressões para exigir pagamento podem enfrentar penas rigorosas, que incluem multas e reclusão de dois a oito anos.

Essa medida visa coibir práticas abusivas comuns em áreas movimentadas, como estádios e casas de shows.

Trabalhar como flanelinha é ilegal?

Flanelinha é um termo popular para se referir a uma pessoa que cobra dinheiro para cuidar de um carro estacionado na rua. O termo também pode ser usado para se referir a um arrumador ou guardador de automóveis.

  • Origem do termo

Flanelinha vem do uso de uma flanela para limpar os vidros dos automóveis.

  • Atuação dos flanelinhas

A profissão de flanelinha é regulamentada pela Lei Federal 6.242/75, que exige cadastro na Delegacia Regional do Trabalho. No entanto, muitos flanelinhas atuam de forma ilegal.

Justificativas do projeto

A proposta surge em um cenário em que a prática dos flanelinhas é regulada pela Lei n° 6.242/75, mas carece de uma definição clara sobre quando o exercício se torna criminoso.

Em algumas situações, grupos organizados impõem tarifas elevadas sob a ameaça de danos aos veículos. Essas ações são frequentes em cidades com grandes eventos, onde a demanda por vagas de estacionamento é alta.

Nesses locais, os flanelinhas aproveitam a oportunidade para dominar o espaço público, gerando desconforto e insegurança aos motoristas.

Impacto da medida na sociedade

  • Punição adicional se a vítima for mulher, idoso, deficiente ou estiver com crianças.
  • Pena máxima de oito anos para casos de violência implícita ou ameaça.
  • Necessidade de aprovação pela Câmara e Senado para virar lei.

Próximos passos do projeto

A proposta aguarda avaliação pela Comissão de Constituição e Justiça. O texto pode passar por ajustes antes de seguir para votação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado.

Caso aprovada, a lei pode mudar o cenário dos estacionamentos nas cidades brasileiras.

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