GWM doa equipamentos para pesquisas com hidrogênio na USP

Parceria entre universidade e setor automotivo busca avançar no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a mobilidade

Os equipamentos foram entregues à Escola Politécnica (Poli-USP) e ao Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e serão utilizados em pesquisas e aulas sobre veículos elétricos movidos a célula de hidrogênio (FCEV).

VEJA TAMBÉM:

  • GWM ABRE PRÉ-VENDA DO TANK 300

Os itens doados passarão a integrar as atividades do RCGI, um centro de excelência garantido à USP e à FAPESP, focado no desenvolvimento de tecnologias para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com essa nova estrutura, alunos e pesquisadores terão acesso a componentes essenciais para o estudo de FCEVs, como os produzidos pela FTXT, subsidiária da GWM e uma das maiores fabricantes globais de células de hidrogênio.

“A GWM acredita que o futuro da mobilidade será construído por meio de parcerias estratégicas entre indústria, academia e centros de pesquisa. Ao compartilhar conhecimento e tecnologia, contribuímos ativamente para a formação de talentos e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o Brasil”, afirmou Thiago Sugahara, gerente de ESG e Relacionamento com Stakeholders da GWM.

A cerimônia de entrega contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas e do setor automotivo, entre elas:

  • Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP;
  • Prof. Emílio Carlos Nelli Silva, vice-diretor científico e diretor do Programa de Gases de Efeito Estufa (GEE) do RCGI;
  • Profa. Karen Louise Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional do RCGI;
  • Dr. Dang Xiaolong, prefeito de Baoding, cidade sede da GWM;
  • Andy Liu, diretor executivo da GWM Brasil;
  • Thiago Sugahara, gerente de ESG e Relacionamento com os Stakeholders.

A iniciativa visa aproximar o ambiente acadêmico da indústria automotiva e ampliar o acesso a tecnologias emergentes no campo da mobilidade sustentável. A GWM, que se destaca globalmente em soluções de eletrificação e hidrogênio, reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

A doação acontece em meio à construção da primeira estação experimental de hidrogênio renovável a partir de etanol no mundo, localizada na Cidade Universitária. O projeto é resultado de uma parceria entre Shell, Raízen, Hytron, USP e SENAI CETIQT, e conta com um reformador de vapor desenvolvido pela Hytron. A planta piloto terá capacidade de produzir até 100 kg de hidrogênio por dia e será dedicada exclusivamente a pesquisas e desenvolvimento.

“O objetivo é evidenciar o potencial dessa solução e gerar conhecimento técnico-científico sobre sua viabilidade, aproveitando a infraestrutura do etanol para tornar possível tanto a produção quanto a distribuição do hidrogênio renovável”, explicou Emílio Carlos Nelli Silva.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e o setor produtivo. “Nossa gestão já criou dez centros de pesquisa interdisciplinares de excelência em diversas áreas, todos operando no modelo ‘tríplice hélice’, que promove a colaboração entre academia, governos e empresas. O RCGI é um desses centros e vem se consolidando como referência na transição energética e na redução das emissões de carbono, um desafio compartilhado por Brasil e China. Recentemente, também inauguramos o Centro USP-China, uma plataforma estratégica para fortalecer os laços entre a Universidade e o setor empresarial chinês”, destacou.

Foto principal | GWM/DIvulgação

Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!

Confira nosso primeiro contato com o GWM Haval H6 PHEV19:

O post GWM doa equipamentos para pesquisas com hidrogênio na USP apareceu primeiro em Autos Segredos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.