Fiat já pode estar testando Toro híbrida de 48 Volts

Protótipo da picape média compacta ainda com visual antigo roda diariamente em testes por Belo Horizonte e região

A Fiat Toro 2026 chegará em meados deste ano de visual renovado e com sistema híbrido leve de 48 Volts, conforme publicamos no dia 24 de fevereiro. Mas a engenharia da marca já pode estar testando a tecnologia em protótipos que ostentam o visual antigo.

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O Autos Segredos tem observado com certa frequência protótipos da Fiat Toro com partes da carroceria parcialmente camufladas rodando em testes. Mas todas ainda apresentam o visual antigo. E de certa forma é comum avaliar novidades mecânicas, para adiantar o processo.

Protótipo Fiat Toro híbrida
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A plataforma Bio-Hybrid e-DCT tem sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts que equipará a Fiat Toro 2026, conta dois motores elétricos, um para substituir o alternador e o motor de partida como no sistema 12 Volts. No entanto, o segundo motor elétrico de maior proporção é acoplado ao câmbio automático E-DCT. O motor elétrico adicional gera 28 cv de potência e torque de 5,6 kgfm.

O sistema MHEV de 48 Volts permite dois caminhos, agregar potência e torque ao Jeep Commander 2026 ou economia de combustível. Seguindo a lógica do sistema de 12 Volts, o de 48 Volts deverá ser batizado de T270 Hybrid.

Protótipo Fiat Toro híbrida
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A caixa E-DCT automatizada de dupla embreagem tem sete marchas, com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo. Ela suporta até 35,6 kgfm de torque, podendo ser usada também no sistema PHEV da nova geração do Jeep Compass.

A bateria de 48 Volts com 0,9 kWh de capacidade dá suporte ao sistema, sendo alimentada também pelos dois motores. Assim como no sistema 12 Volts dos Pulse e Fastback, a bateria fica alojada sob o banco do motorista. 

Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia. O motor elétrico que acoplado ao câmbio E-DCT fornece energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico ou em conjunto com o motor térmico.

O Bio-Hybrid e-DCT da Fiat Toro 2026 carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema. Entre as tecnologias, está o Booste Assist que transforma a energia elétrica armazenada em mecânica. Este sistema também tem a função Coasting que permite que o veículo continue em movimento com câmbio desacoplado ou até mesmo com o motor desligado.

Como sistema Bio-Hybrid e-DCT, a Fiat Toro 2026 deverá ganhar uma boa redução de consumo de combustível, principalmente no anda e pára dos grandes centros urbanos, já que o conjunto elétrico acaba atuando em boa parte do percurso.

Toro reestilizada

A Fiat Toro 2026 reestilizada contará com atualizações na dianteira, traseira e no acabamento interno. As mudanças como sempre, ficarão restritas as peças de encaixe, como faróis, grades e para-choques.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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Jeep Commander e Renegade terão sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts:

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