Curitiba inaugura museu virtual sobre imigração cigana

A cultura cigana está viva em Curitiba, e um resgate histórico dessa presença agora estará acessível a todos. A cidade ganha o primeiro Museu Virtual de Memórias Da Imigração Cigana. No dia 08 de abril, quando se comemora o Dia Internacional dos Povos Ciganos. O Museu Romanô Curitiba estará disponível no link https://www.museuromanocuritiba.com/. Um evento presencial marca a iniciativa, no mesmo dia, às 19h, no Museu Paranaense.

A novidade também vem em forma de homenagem. A estreia do museu acontece dias depois do falecimento de Cláudio Iovanovitchi, importante pesquisador e liderança cigana Rom na cidade. Ele fundou a Associação de Preservação da Cultura Cigana no Paraná (APRECI/PR) e defensor da valorização das tradições ciganas. Natural de Ponta Grossa, vivia em Curitiba desde os anos 1970. O proejto vinha sendo desenvolvido há mais de um ano, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “A vida do meu avô foi dedicada em valorizar o nosso povo, e apesar da tristeza, temos certeza que será um momento inclusive, de celebrar a sua vida”, afirma Hayanne Iovanovitchi, neta de Cláudio e idealizadora do museu.

Acervo

Identidade visual do Museu Romanô Curitiba sobre cultura cigana. Imagem: Reprodução Redes Sociais.

Identidade visual do Museu Romanô Curitiba sobre cultura cigana. Imagem: Reprodução Redes Sociais.

O objetivo é preservar a cultura cigana no estado, valorizando uma comunidade viva e ativa na região há décadas. A nossa história, quando registrada, foi muitas vezes contada por não ciganos, carregada de estereótipos e fantasias. Com o Museu, finalmente temos a chance de narrar nossa trajetória com nossa própria voz, sem distorções. Era esse o desejo do meu avô, trazer protagonismo para o povo cigano e, sobretudo, entender que o povo de Curitiba também é formado por essa cultura”, conta Hayanne.

O acervo fica disponibilizado online com cerca de 180 peças. São documentos históricos, fotografias, vídeos e relatos exclusivos. Alguns materiais são inéditos, retratando a chegada da etnia Rom no Paraná.

SERVIÇO – Estreia do Museu Romanô Curitiba – Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana

Quando: 08 de abril de 2025 (terça-feira)

Horário: 19h

Onde: evento de lançamento no Museu Paranaense (R. Kellers, 289)

Museu virtual: no site https://www.museuromanocuritiba.com/.

O post Curitiba inaugura museu virtual sobre imigração cigana apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.