PM tenta barrar entrada de manifestantes em ocupação de prédio do DOPS no Centro de BH, denuncia movimento

Movimentos sociais que ocupam um prédio considerado centro de tortura da ditadura militar, na av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, denunciam que a Polícia Militar tenta impedir a entrada de manifestantes no local.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Renato Campos, um dos coordenadores do movimento, conta que os agentes chegaram ao local na manhã desta quarta-feira (2), um dia após a ocupação. Fitas zebradas foram colocadas na entrada do espaço que, hoje, é de responsabilidade do Governo Estadual.

Uma representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) esteve no local para reunião com representantes do movimento. Ela prometeu levar as demandas ao Governo Estadual.

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), presidente de Direitos Humanos da Assembleia de Minas, também esteve na ocupação e avaliou como “legítimo” o protesto realizado no prédio.

A parlamentar explicou que, nesta manhã, se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, para tratar sobre as demandas dos manifestantes. Segundo Bella, Alê se comprometeu a participar de uma reunião na tarde de hoje sobre o assunto.

“Falei com ela sobre a importância de se abrir o diálogo com o movimento para que a gente tenha aqui, a abertura do espaço de forma mais imediata, ainda que a gente queira reforma e tudo. A secretária colocou que existiam pessoas no governo com ideias privatistas para este espaço. Já surgiu até a ideia de fazer aqui a Casacor, o que seria um absurdo. Imagine tomar champanhe em cima de um campo de tortura”, comentou a deputada sobre o plano frustrado de realizar o evento de arquitetura no local.

Prédio

Durante o regime militar, o prédio foi usado como a unidade para recebimento de presos, segundo pesquisas. Os detidos passavam por torturas psicológicas e privações no local.

O prédio ainda abriga celas e espaços que seriam usados como solitárias e ambiente de tortura. Após a redemocratização, unidades da polícia civil foram hospedadas no prédio. Em 2018, o governo de Minas fechou o espaço e prometeu criar um museu para a memória das vítimas da ditadura militar, mas até hoje o projeto não foi concluído. Os manifestantes exigem a elaboração do museu.

O post PM tenta barrar entrada de manifestantes em ocupação de prédio do DOPS no Centro de BH, denuncia movimento apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.