
Leer en español
A Hughes Brasil , em parceria com a estatal Telebras , implementou internet de alta velocidade via satélite em 1.084 escolas públicas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A empresa de satélite anunciou que este projeto busca reduzir a exclusão digital e melhorar o acesso à educação para estudantes e professores em comunidades de difícil acesso.
Ele explicou ainda que a iniciativa faz parte dos programas Gesac e WiFi Brasil, promovidos pelo Ministério das Comunicações, para ampliar o acesso à internet em comunidades de baixa renda.
A Telebras lidera a expansão da cobertura de conectividade, e a Hughes traz sua expertise em soluções robustas e eficientes para garantir conexões estáveis nessas áreas.
“Projetos como esses são essenciais para ajudar a reduzir a desigualdade social existente no país. Trabalhar para garantir que mais de mil regiões possam receber conexões de alta qualidade significa aumentar a inclusão e impactar diretamente o futuro de milhares de famílias”, disse Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil.
Este projeto foi formalizado em dezembro de 2023 e inclui, além do acesso à internet, instalação de antenas, manutenção de equipamentos e assistência técnica às comunidades beneficiadas.
Guimarães também confirmou que a Hughes e a Telebras já estão trabalhando na expansão da cobertura, com o objetivo de conectar mais instituições públicas nos próximos meses.
A Hughes apresentou mais detalhes do projeto durante a Satellite Conference 2025, uma das principais conferências do mundo para a indústria espacial e de satélites, que ocorreu este mês em Washington, D.C.
O evento reuniu executivos, engenheiros, autoridades governamentais, líderes militares e clientes comerciais de mais de 110 países.