Stellantis enfrenta dilema: venda de Alfa Romeo e Maserati pode ser inevitável

A Stellantis encontra-se em uma situação delicada, que vem se arrastando há algum tempo, mas que se agravou com a queda nas vendas e receitas nos Estados Unidos até 2024. As tarifas elevadas, implementadas recentemente pelo governo de Donald Trump, deixaram o grupo em um cenário ainda pior.

Dois nomes icônicos no portfólio da Stellantis, Alfa Romeo e Maserati, estão sob pressão considerável. Ambas as marcas italianas enfrentam dificuldades significativas no mercado americano, e a consultoria McKinsey & Company foi recrutada para analisar e sugerir soluções para esse impasse.

Um porta-voz do conglomerado confirmou à Automotive News Europe o envolvimento da consultoria, mas detalhes adicionais não foram divulgados. A incerteza paira sobre o futuro dessas marcas de prestígio no cenário automobilístico global.

Situação das marcas italianas

Alfa Romeo e Maserati sofreram quedas nas vendas nos EUA. A Alfa Romeo vendeu apenas 8.865 veículos, uma redução de 19% em relação ao ano anterior. Já a Maserati, com vendas globais de 11.300 unidades, viu apenas 4.819 carros serem comercializados nos Estados Unidos.

Com as novas tarifas de 25% sobre importações, a Stellantis enfrenta mais um desafio. Todos os modelos da Maserati e Alfa Romeo estão sujeitos a essas taxas, o que levanta dúvidas sobre o futuro das operações nos EUA.

Exploração de alternativas

O grupo automotivo examina possibilidades além das fronteiras, como parcerias com montadoras asiáticas. A Automotive News Europe sugere que compradores chineses estão atentos a oportunidades de aquisição das marcas italianas a preços reduzidos.

A venda das marcas ou colaborações estratégicas são opções que a empresa não descarta. O destino da Alfa Romeo e da Maserati pode depender exclusivamente das políticas tarifárias dos EUA.

Planos e adaptações

Apesar das dificuldades, a Alfa Romeo não desiste. Modelos como o Stelvio e o Giulia de próxima geração estão em desenvolvimento, com previsão de lançamento para 2027.

A Maserati, por sua vez, tinha planos de eletrificação, mas mudanças direcionais resultaram no cancelamento do MC20 elétrico.

Assim, o futuro da Alfa Romeo e da Maserati permanece incerto. As decisões tomadas pela Stellantis nos próximos meses serão cruciais para determinar a viabilidade dessas marcas no mercado global, mas o impacto das tarifas é inegável e o tempo se torna um fator crítico para o conglomerado.

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