A Telefónica vendeu a operação no Peru para a Integra Tec International (Integra Tec) por PEN 3,7 milhões (US$ 991.768). O acordo foi fechado neste domingo, 13/4, e cobriu toda a sua participação, juntamente com um empréstimo concedido em fevereiro para manter a operação peruana enquanto a empresa se reestruturava por meio de um processo de falência.
A Integra Tec nomeou German Ranftl como presidente da Telefónica del Peru para supervisionar o processo de reestruturação, com Elena Maestre continuando a liderar sua equipe de gestão. A operação atende a mais de 13 milhões de clientes.
A Telefónica Hispanoamérica explicou que a operadora peruana ainda terá acesso a uma linha de crédito de PEN 1,5 bilhão obtida como parte do processo de falência.
No momento do início do processo de falência voluntária, a Telefónica Hispanoamérica explicou que questões tributárias históricas e decisões administrativas deixaram a empresa peruana “em desvantagem competitiva”, e a Bloomberg informou que a operadora havia fracassado em licitações anteriores para vender a unidade. O acordo também envolve uma “transferência indireta do controle” das ações que a unidade detém na operadora rural Internet para Todos.
A Telefónica Hispanoamérica afirmou que a Integra Tec traz “ampla experiência” nos setores de telecomunicações, serviços públicos, mídia, energia, química e recursos naturais da América Latina, além de “recuperação de empresas que enfrentam dificuldades financeiras”. Rumores dão conta que as próximas unidades a serem vendidas serão a do México, Argentina – a venda está na justiça – e na Colômbia.