TCE exige explicações do Governo Zema sobre concessão de rodovias

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) solicitou, em despacho enviado nesta segunda-feira (14) pelo conselheiro Agostinho Patrus, relator do processo, o envio de documentos e informações complementares, por parte do Governo de Minas, sobre o plano de concessão de rodovias no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

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As informações do relator foram solicitadas à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e se referem à modelagem da concessão. O chefe da pasta, Pedro Bruno Barros, tem o prazo de dez dias para enviar as solicitações pedidas pelo TCE.

De acordo com o órgão, a medida é o primeiro passo da apuração que parte da representação apresentada por deputados estaduais. Os parlamentares questionam a legalidade e os impactos do processo licitatório para a privatização de 124 km de vias na região metropolitana de Belo Horizonte. .

O TCEMG explicou na nota que quer ter acesso aos estudos que “embasaram a estrutura econômico-financeira da concessão, incluindo a metodologia de cálculo das tarifas – para avaliar se são justas e acessíveis, além de informações sobre como, quando e onde serão realizados os investimentos pela empresa vencedora”

“Também foi requerido os estudos de tráfego, de viabilidade técnica e ambiental, além do plano de negócios da futura concessionária, com projeções de receita e despesas”, informou o órgão.

Além dessas informações, o Tribunal também quer detalhes sobre a definição das praças de pedágio. “O relator exige justificativas técnicas e jurídicas para a localização dos pontos de cobrança e questiona se foram realizadas audiências públicas nos municípios diretamente afetados, assegurando a participação da população no processo”, esclarece a nota.

A nota encerra informando que foi determinado que o Governo do Estado comunique, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência, qualquer ato que represente avanço do processo licitatório, sob pena de multa.

O BHAZ procurou o Governo de Minas para posicionamento e aguarda resposta. Tão logo seja enviada, a matéria será atualizada.

Concessão

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, no dia 15 de fevereiro, o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a criação de 13 pedágios nas estradas da Grande BH.

O projeto contempla trechos das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, que conectam Belo Horizonte a 12 municípios: Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.

O plano inclui a instalação de 13 pórticos de pedágio no modelo free flow, no qual a cobrança é feita eletronicamente, sem a necessidade de paradas. As tarifas serão proporcionais à distância percorrida. 

Para o o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, a concessão vai impactar na produtividade e na economia da região.

“O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou.

Lote Rodoviário Vetor Norte

Ao todo, são 123,4 km de malha viária, que podem receber investimento de cerca de R$ 5 bilhões, sendo R$ 2,95 bilhões destinados às obras e R$ 1,34 bilhão voltados para a manutenção e operação das rodovias. O plano inclui duplicações, faixas adicionais, contornos viários, melhorias em acessos, construção de passarelas e reforço na sinalização.

Entre as principais propostas estão a duplicação de 34,29 km de pistas, melhorias em acessos e a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. O plano prevê ainda a instalação de passarelas, reforço na sinalização, construção de viadutos e outros dispositivos de segurança, com o objetivo de reduzir em até 2,5 mil o número de acidentes ao longo de 10 anos.

Praças de pedágio

Com a concessão, o Vetor Norte passará a ter 13 praças de pedágio, com valores que podem variar entre entre R$ 1,66 e R$ 5,04.

  • Rodovia LMG-800, no KM 5,6 | Aeroporto.
  • Rodovia LMG-800, no KM 11,4 | Pedro Leopoldo – Confins.
  • Rodovia MG-010, no KM 17,4 | BH – Vespasiano.
  • Rodovia MG-010, no KM 27,6 | Vespasiano – Lagoa Santa.
  • Rodovia MG-010, no KM 46,4 | Lagoa Santa – Jaboticatubas.
  • Rodovia MG-10, no KM 93,4 | Jaboticatubas – Santana do Riacho.
  • Rodovia MG-424, no KM 4,2 | Vespasiano – São José da Lapa.
  • Rodovia MG-424, no KM 10,1 | São José da Lapa – Confins.
  • Rodovia MG-424, no KM 15 | Confins – Pedro Leopoldo.
  • Rodovia MG-424, no KM 23,7 | Pedro Leopoldo – Matozinhos.
  • Rodovia MG-424, no KM 35,8 | Matozinhos – Prudente de Morais.
  • Rodovia MG-424, no KM 45,5 | Prudente de Morais – Sete Lagoas.
  • Contorno de Matosinhos, no KM 3.

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