Após estreia aclamada no Festival de Veneza, onde foi aplaudido por 10 minutos e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, o filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 7 de novembro.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa-metragem conta com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco.
Fernanda Torres tem sido celebrada mundo afora como uma das possíveis indicadas ao Oscar na categoria melhor atriz. “É bonito que o Brasil tenha escolhido Ainda Estou Aqui. Este é um filme sobre a descoberta de uma mulher extraordinária, chamada Eunice Paiva, que todos precisam conhecer”, afirma a atriz.
Além de sua exibição em Veneza, foi ovacionado na Mostra Perlak da 72ª edição do Festival de San Sebastián, onde é, até o momento, o segundo filme mais votado pelo público, segundo o jornal Zinemaldia. A obra também abriu o Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e será exibida em outubro no Festival de Nova York e no Festival de Cinema de Londres.
Sinopse
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
Veja o trailer de ‘Ainda Estou Aqui’
Ficha técnica
Diretor: Walter Salles
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de Arte: Carlos Conti
Figurino: Cláudia Kopke
Música: Warren Ellis
Som Direto: Laura Zimmerman
Mixagem de Som: Stéphane Thiébaut
Caracterização: Luigi Rocchetti
Maquiagem: Marisa Amenta
Efeitos Especiais: Claudio Peralta
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel
Casting: Letícia Naveira
Produtora Delegada: Lili Nogueira
Produtora Associada: Daniela Thomas
Produtores Executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova
Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre
Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Apoio: Projeto Paradiso
Distribuição: Sony Pictures
O post ‘Ainda Estou Aqui’, filme que o Brasil indicou ao Oscar, estreia em novembro apareceu primeiro em BHAZ.