A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia, nesta quarta-feira (23), o cadastro de voluntários interessados no programa Serviço Família Acolhedora, que promove o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados dos seus lares por situação de risco. A inscrição prevê uma série de critérios técnicos e permanece aberta até 7 de maio, com detalhes disponíveis no Portal da PBH.
Para participar do Serviço, os indivíduos ou famílias interessadas devem comprovar residência em BH há pelo menos dois anos, passar por capacitação e manifestar o interesse de realizar o acolhimento temporário sem a intenção de adotar. Também é necessário que os responsáveis tenham no mínimo 21 anos e não possuam antecedentes criminais.
O programa Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes sejam recebidos temporariamente em um ambiente familiar, em vez de serem encaminhados a instituições de refúgio. O objetivo é oferecer suporte até que o retorno à família de origem ou o encaminhamento para uma família substituta seja possível.
Durante o período, elas contam com apoio emocional e convivência comunitária até que a situação seja resolvida judicialmente. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reconhece a importância do recurso e prioriza o acolhimento em família por entender que vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento saudável dos envolvidos.
O Serviço é realizado pela PROVIDENS – Ação Social Arquidiocesana, em parceria com a PBH. Para mais informações, interessados devem entrar em contato pelos telefones (31) 3423-8618, (31) 99970-9266 (WhatsApp) ou pelo e-mail familiasacolhedorasadm@providens.org.br.
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