Pássaro ameaçado de extinção volta à natureza pela primeira vez em 36 anos

A espécie sihek, também conhecida como martim-pescador-de-Guam, voltou à natureza pela primeira vez em 36 anos. O pássaro ameaçado de extinção foi solto nas florestas tropicais do Atol de Palmyra, território dos Estados Unidos.

Pássaro ameaçado de extinção em imagem feita por zoo

Pássaro ameaçado de extinção volta à natureza – Foto: Thomas Manglona/Reprodução ND

A soltura da ave aconteceu após trabalho realizado pelo Programa de Recuperação Sihek, iniciativa mundial colaborativa criada para restabelecer a espécie em sua terra natal, Guam.

De acordo com o The Herts Advertiser, nove pássaros jovens foram criados para a reintrodução na vida selvagem, sendo quatro fêmeas e cinco machos. O tratamento aconteceu ao longo de vários meses, no Zoológico do Condado de Sedgwick, nos Estados Unidos.

“Da incubação dos ovos à alimentação regular, criar esses pássaros desde filhotes indefesos até adultos com sua linda plumagem azul e laranja é um processo longo”, disse Claire McSweeney, uma das tratadores do pássaro ameaçado de extinção.

Tratadora durante trabalho com pássaro ameaçado de extinção nos EUA

Tratadores ajudaram na soltura dos pássaros nos EUA – Foto: Thomas Manglona/Reprodução ND

Pássaro ameaçado de extinção foi solto em refúgio

Listado pela primeira vez como espécie ameaçada de extinção em 1982, o martim-pescador-de-Guam estava extinto na natureza desde 1988,  devido a um predador invasor, a cobra-marrom-das-árvores.

Refúgio de peixes e vida selvagem dos EUA, o Atol de Palmyra foi selecionado como o local inaugural para a soltura de sihek na natureza porque é invasivo, ou seja, livre de predadores e totalmente protegido pelo Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico.

Com a liberação do pássaro ameaçado de extinção, futuras solturas serão adaptadas, juntamente com a adoção de técnicas de monitoramento.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.