Avanço das obras de duplicação da BR-470 são discutidas durante reunião em Blumenau 

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (30) uma reunião para discutir sobre os avanços das obras de duplicação da BR-470 em Santa Catarina. O encontro, realizado em Blumenau, contou com a presença de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), empresários e associações.

Apresentação do avanço de obras de duplicação durante reunião

Avanço das obras de duplicação da BR-470 são discutidas durante reunião em Blumenau  – Foto: Júlio Maistrovicz/NDTV

A reunião aconteceu na Acib (Associação Empresarial de Blumenau), sendo revelados mudança em alguns prazos de entrega e apresentado um panorama sobre o que tem sido realizado.

Durante a reunião, o superintendente do DNIT no Estado, Alysson Rodrigo Andrade, informou que o prazo final de entrega da duplicação da rodovia é no segundo semestre de 2026.

O complexo do Badenfurt, que tinha a previsão de conclusão para este ano, teve a entrega reagendada para 2025. De acordo com Andrade, já foram feitas 622 desapropriações nos últimos dois anos, com mais de 400 processos executados.

“Faltam menos de 20 processos para a gente limpar todos os 73 quilômetros de duplicação e, assim, avançar com as obras que faltam”, explicou.

Apresentação do avanço de obras de duplicação durante reunião

Reunião para discutir sobre obras de duplicação foi realizada nesta segunda-feira (30) – Foto: Júlio Maistrovicz/NDTV

Segundo o superintendente, ainda em 2024 serão entregues mais alguns viadutos. “Ligaremos mais alguns trechos em duplicação que já vão contribuir para a mobilidade, principalmente do blumenauense, porque estão aqui no entorno da região de Blumenau”.

Previsão de entrega de obras de duplicação da BR-470

A empresa SCGÁS é a responsável pela remoção e relocação de gás utilizados por empresas. De acordo com o diretor técnico comercial da SCGás, Thiago Cabral, atualmente há quatro pontos em discussão na BR-470 com o DNIT.

Um deles é o km 54, que faz parte do lote 3, que tem previsão de entrega em outubro.

“Já no lote 4, a gente já tem o km 64, em que a empresa também vai mobilizar e entregar a obra para o DNIT até o final do mês. Olhando a parte do km 60 até o km 63.5, a gente já tem uma empresa mobilizada com peça, com tudo, e ela entrega essa obra para o DNIT até fevereiro do ano que vem”, explicou.

De acordo com Cabral, no km 59 é aguardada a detonação de uma parte rochosa, serviço realizado pela autarquia, onde será passado um tubo de gás.

“Então são quatro pontos. A gente conversa com o DNIT diariamente, principalmente na ponta de obra, para poder fazer esse remanejamento, para interligar o gás, não deixando faltar gás para nenhum consumidor”, pontuou.

Apresentação do avanço de obras de duplicação durante reunião

Empresários e associações estiveram presentes no encontro na Acib Blumenau – Foto: Júlio Maistrovicz/NDTV

A presidente da Acib, Christiane Buerger, destacou a relevância da reunião realizada nesta terça-feira (30), sendo a infraestrutura uma das principais bandeiras defendidas pelas associações empresariais.

” Foi muito importante reunir o DNIT junto com o SCGÁS para fazer um acompanhamento, para nós podermos também ver quais são as ações, para nós podermos dar mais celeridade a essa obra tão importante”, enfatizou.

Buerger comentou ainda que as obras avançaram no lote 1 e lote 2, mas que foi sentida a necessidade de mais sinalização. “Então foi sugerido nós fazermos um documento, um ofício, solicitando essa sinalização e que seja feita de uma forma adequada”, pontuou.

Contribuiu a repórter Paôla Dahlke

Adicionar aos favoritos o Link permanente.