Não há previsão de quando deve parar de chover em BH, diz Inmet 

Após dias consecutivos de chuva, Belo Horizonte segue com condições instáveis para as próximas semanas. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, “de maneira geral, chove em BH e Região Metropolitana desde o dia 15 de dezembro de 2024” e a previsão não indica uma pausa definitiva nas precipitações.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Ainda assim, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), deve ocorrer uma redução no volume de chuvas, com precipitações principalmente na parte da tarde. “No domingo (12), as pancadas de chuva voltam a ganhar intensidade, menos no período da noite, e não há indicação de quando os dias devem voltar a ficar estáveis em BH e região”, afirma o especialista.

O meteorologista explica que, essa redução no volume de chuvas nesta sexta e sábado se deve a diminuição de áreas de instabilidade sobre as regiões centrais de Minas Gerais. “Essas áreas de instabilidade ficarão mais concentradas no Norte do estado”. Essas zonas instáveis, no entanto, voltam a agir sobre a região central, mantendo as condições favoráveis para novas pancadas de chuva em BH e arredores a partir da próxima semana.

Chuva em BH e região provoca estragos

Nessa terça-feira (7), a forte chuva que atingiu Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixou a avenida Barbacena, no bairro Palmares, alagada. Veículos que estavam no local ficaram praticamente submersos.

Já na segunda-feira (6), a avenida Vilarinho chegou a ser bloqueada em Venda Nova devido ao alagamento.

No primeiro dia do ano, a Grande BH também registrou alagamentos em pontos diversos da cidade. Vídeos enviados ao BHAZ mostraram ruas e casas alagadas nos bairros Vale das Acácias e Veneza, em Ribeirão das Neves. Além disso, em Contagem, a forte chuva alagou ruas no bairro Água Branca e a avenida Severino Ballesteros Rodrigues, no bairro Guanabara.

Risco geológico

Devido à forte chuva que atinge a capital nos últimos dias, as regionais do Barreiro e Venda Nova estão sob alerta de risco geológico. O comunicado da Defesa Civil é válido até este domingo (12).

A recomendação do órgão é que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo e sinais construtivos como rachaduras, além de tomarem cuidado com possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

O post Não há previsão de quando deve parar de chover em BH, diz Inmet  apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.