Anatel atribui parte da faixa de 300 MHz para a TV 3.0

dplnews torre tv 300mhz mf24125 scaled

Leer en español

A Anatel, por meio da Resolução 772/2025, aprovou o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências no Brasil (PDFF), estabelecendo a destinação de parte da faixa de 300 MHz para serviços de radiodifusão, o que significa uma abertura do caminho para implantação da chamada TV 3.0 no Brasil, já em fase final de testes e com previsão de lançamento para este 2025.

O governo planeja que, ainda no início deste ano, o presidente da república assine um decreto estabelecendo a tecnologia a ser utilizada e o cronograma de implantação para que as emissoras se adequem aos novos requisitos. 

O Brasil adotará o padrão de transmissão ATSC 3.0 para a implementação da TV 3.0, conforme recomendação do Fórum Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD).

Desenvolvido nos Estados Unidos, este padrão é considerado um dos sistemas de transmissão digital mais avançados do mundo, oferecendo recursos como alta qualidade de imagem e som, interatividade e integração com a internet. A migração ocorrerá de forma gradual, iniciando pelas maiores cidades.

A TV 3.0 representa uma evolução significativa para a TV aberta, com foco em qualidade de imagem em 4K ou 8K, som imersivo e recursos interativos. Ela integrará os canais de televisão à internet, permitindo navegação por aplicativos em vez dos números tradicionais. Isso possibilitará acesso tanto à programação ao vivo quanto a conteúdos sob demanda, como séries ou programas específicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.