Dataprev nega vazamento de dados de 39 milhões de brasileiros no INSS

A Dataprev negou a ação hacker que teria vazado dados de 39 milhões de brasileiros do sistema Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do INSS. Em comunicado oficial ao portal Convergência Digital, a estatal, responsável pelos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social, sustenta que “até o momento, não foi identificado comprometimento na infraestrutura que suporta este sistema na Dataprev”.

Informa ainda que “equipes especializadas da Dataprev e do INSS estão investigando possíveis eventos de segurança relacionados ao sistema de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)”. E termina dizendo que “reforça seu compromisso com a transparência e a proteção dos dados sob sua guarda e trabalha com protocolos rigorosos e em conjunto com seus clientes para assegurar a segurança de seus sistemas.”

De acordo com o hacker, com perfil HackManac, no X, no dia 04 de fevereiro teriam vazado cerca de 88 GB de dados do serviço CAT, do INSS, que serve para empresas comunicarem um acidente de trabalho, de trajeto, doença ocupacional ou morte. O próprio trabalhador ou familiares podem utilizar o sistema caso o empregador não preste as informações.

Entre os dados que teriam supostamente vazado estariam Número telefônico das empresas; Nome completo dos trabalhadores; Sexo; Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); CPF; Número de celular do trabalhador; E-mail do trabalhador e Código do registro de acidente de trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.