BH ganha trailer itinerante para garantir serviços públicos aos coletores de recicláveis

O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (24), a entrega de um trailer de atendimento móvel para coletores de materiais recicláveis de Belo Horizonte.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com a prefeitura, a cada 15 dias, o veículo vai ser estacionado em um ponto da cidade. O calendário já começa na próxima semana.

“O trabalho do catador é correria. Ele não dorme. Muitos não tem documentos e não conseguem tempo para tirar. Vamos resolver essa falta de assistência. Vai ser um espaço para garantir acesso a documentos, serviços públicos que essas pessoas têm direito e serviços de saúde”, comentou o prefeito em exercício, Álvaro Damião, sobre a importância da iniciativa.

O projeto do Governo Federal está em fase de implantação em outras capitais. BH é a sétima da lista.

“É uma parceria do Governo Federal com a prefeitura para que este trailer possa fazer busca ativa aos cidadãos que estão em degradação humana. Não só para os de associações, mas os autônomos também”, completou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Troca de caminhões

A Prefeitura também entregou, nesta manhã, novos caminhões compactadores para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital.

Os veículos serão utilizados na coleta seletiva porta a porta e substituirão a frota atual, também cedida pelo município. O investimento total foi de R$ 3,91 milhões.

As associações beneficiadas são: Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle), Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Coomarp), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH (Comar), Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (Coopesol) e Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli).

Atualmente, 96 bairros são atendidos com pelo menos uma das modalidades de coleta seletiva. A coleta seletiva Ponto a Ponto está em 55 bairros e a Porta a Porta em outros 55 bairros, sendo que 14 bairros possuem ambas as modalidades.

A ampliação do serviço para todos os 487 bairros da cidade foi uma promessa de campanha do prefeito Fuad Noman (PSD) no ano passado. Segundo Damião, a troca dos caminhões é um início do projeto.

“Agora, as equipes vão estudar o projeto para saber por onde vamos começar”, declarou sem confirmar prazos e possíveis bairros atendidos.

O post BH ganha trailer itinerante para garantir serviços públicos aos coletores de recicláveis apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.