Detran.RJ começa mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional; saiba como participar

carteira de identidade Detran.RJ começa mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional; saiba como participar

A partir desta segunda-feira (24), o Detran.RJ dará início a um mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação, que se estende até quinta-feira (27), visa facilitar a emissão da primeira via do documento, oferecendo um atendimento rápido e gratuito.

Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes desse mutirão e como os cidadãos podem aproveitar essa oportunidade para garantir a sua CIN, sem agendamento prévio.

O que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

20 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional Detran.RJ começa mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional; saiba como participar
Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um novo modelo de documento de identificação que substituirá os antigos RGs estaduais. Criada para unificar o número de identificação dos cidadãos brasileiros, a CIN utiliza o CPF como número único, o que elimina a necessidade de múltiplos registros em diferentes estados.

Leia mais: Quarta-feira de Cinzas: Feriado ou Ponto Facultativo? Saiba Aqui!

Além disso, a CIN traz avanços tecnológicos significativos. Ela incorpora QR Code para facilitar a verificação de autenticidade e segurança, bem como o código MRZ, utilizado em passaportes, que possibilita o uso do documento em terminais automáticos de aeroportos. Também há a opção de registrar a doação de órgãos no verso da carteira.

A versão digital da CIN também estará disponível no aplicativo Gov.br, oferecendo ainda mais praticidade para os cidadãos.

O mutirão para emissão da CIN no Rio de Janeiro

O mutirão promovido pelo Detran.RJ tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos à nova carteira de identidade. Com mais de 100 unidades de atendimento espalhadas pelo estado, o mutirão está preparado para atender a uma grande demanda de fluminenses.

Quando ocorre o mutirão?

O mutirão começa no dia 24 e vai até o dia 27 de fevereiro. Durante este período, os cidadãos poderão comparecer a qualquer posto do Detran.RJ para solicitar a primeira via da CIN, que será fornecida gratuitamente.

Como participar do mutirão?

A participação no mutirão não exige agendamento. O atendimento será realizado por ordem de chegada, e os cidadãos poderão ser atendidos dentro da capacidade diária de cada unidade. O horário de funcionamento será das 8h às 17h nas unidades convencionais e das 9h às 18h nas unidades localizadas em shoppings.

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia).
  • CPF, que pode ser obtido gratuitamente no site da Receita Federal ou em locais parceiros como Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e cartórios.

A primeira via do documento é gratuita, o que torna o mutirão uma excelente oportunidade para quem ainda não tem a CIN.

Características e benefícios da nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional oferece diversas vantagens sobre os antigos RGs estaduais. Entre os principais benefícios estão:

1. Identificador único com o CPF

O uso do CPF como número único simplifica a identificação, eliminando os problemas gerados pela coexistência de múltiplos RGs estaduais. Isso também facilita o acesso a outros serviços públicos e privados, que agora poderão contar com um registro unificado e seguro.

2. Segurança e tecnologia avançada

A CIN traz elementos de segurança de última geração, como o QR Code e o código MRZ, que protegem o documento contra fraudes e permitem sua validação rápida e eficiente. O código MRZ é o mesmo utilizado em passaportes e é aceito em aeroportos e outros pontos de controle internacional.

3. Registro de doação de órgãos

Outro destaque da CIN é a possibilidade de registrar a doação de órgãos no verso do documento. Isso facilita a comunicação dessa decisão importante, especialmente em situações de urgência. Vale ressaltar que a decisão de doação ainda depende da autorização da família, o que torna fundamental discutir essa questão com os parentes.

4. Disponibilidade digital

Além do modelo físico, a CIN também estará disponível no formato digital por meio do aplicativo Gov.br, que pode ser acessado gratuitamente em smartphones. Essa versão digital tem a mesma validade que a versão física e proporciona maior praticidade para o cidadão.

Como o mutirão está sendo organizado

O Detran.RJ está organizando o mutirão de forma a garantir que o atendimento seja o mais eficiente possível. As unidades de atendimento têm capacidade para realizar entre 50 a 500 atendimentos diários, dependendo do tamanho e localização do posto. Em áreas mais movimentadas, como a capital do Rio de Janeiro, o número de atendimentos pode ser maior.

Postos de atendimento

O mutirão ocorrerá em todas as unidades do Detran.RJ, incluindo postos na Baixada Fluminense e no interior do estado, como Angra dos Reis e Itaperuna. As unidades localizadas em shoppings, como as de Bangu e Rio Sul, terão um horário de funcionamento mais flexível, das 9h às 18h.

Cronologia da implementação da CIN no Brasil

rg
Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com

A CIN foi regulamentada em 2022 e começou a ser implementada de forma gradual em todo o Brasil. O Rio de Janeiro lidera essa transição e, em 2024, já havia emitido mais de 1 milhão de identidades. Com a obrigatoriedade do novo documento prevista para 2032, o mutirão atual tem o objetivo de acelerar essa transição e atender a uma grande quantidade de fluminenses.

Em 2025, estima-se que o Rio de Janeiro emita cerca de 50 mil novas CINs durante o mutirão, com grande procura na capital e na Baixada Fluminense.

Considerações finais

O mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional do Detran.RJ é uma excelente oportunidade para os cidadãos garantirem a primeira via gratuita do novo documento. A ação, que vai até o dia 27 de fevereiro, está ocorrendo em mais de 100 unidades espalhadas pelo estado, incluindo postos na capital e no interior.

Não perca a chance de regularizar sua identidade e participar desse grande avanço no processo de unificação e modernização dos registros de identificação no Brasil. Lembre-se de que o atendimento é por ordem de chegada, e é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento e o CPF para solicitar a emissão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.